REFLEXÕES SOBRE A MANUFATURA DO TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DE CONCEITOS DA ANTROPOLOGIA DA ARTE

Autores

Palavras-chave:

Manufatura, Texto literário, Antropologia da arte.

Resumo

Este artigo tem como objetivo pensar o texto literário a partir das observações oriundas do vídeo “Ritual da Imagem; Arte Asurini do Xingu – cerâmica”. Pensando no que se observa em tal vídeo refletimos sobre o texto literário enquanto objeto manufaturado. Esse texto tem caráter qualitativo e apoia-se em uma pesquisa visual e bibliográfica na área de antropologia da arte. Os resultados desse trabalho coletivo mostram que podemos aprender muito com as artes indígenas em relação aos textos culturais dos indígenas. Ainda, nossas artes literárias ocidentais, entre outras artes da narrativa, podem ser enriquecidas com conceitos indígenas em relação as suas manufaturas e funções.

 

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203.

Delma Pacheco Sicsu, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda da da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB. Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

José Benedito dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB. Professor da SEDUC/AM.

Júpiter Koroá Lima Cunha, Universidade de Brasília - UnB

Mestrando da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB.

Maria das Dores Pereira Santos, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VIII, Paulo Afonso.

Samara Liz Silva Machado, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda da da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB.

Sophie Celine Sylvie Guerin Mateus, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB. Professora de Francês.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Rodrigues, W., Sicsu, D. P., dos Santos, J. B., Cunha, J. K. L., Santos, M. das D. P., Machado, S. L. S., & Mateus, S. C. S. G. (2020). REFLEXÕES SOBRE A MANUFATURA DO TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DE CONCEITOS DA ANTROPOLOGIA DA ARTE. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6032