Comer ou Não Comer? Eis a Questão! A Importância do Marketing Social na Saúde

Autores

  • Hellen Taynan Cavalcanti Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Marketing Social, Vulnerabilidade, Publicidade

Resumo

Simbolicamente, alimentar-se é um ato social. A indústria de alimentos, no geral, investe em publicidade que estimulam o consumo de alimentos com ideais de prazer e felicidade. Os consumidores ficam em situação de vulnerabilidade uma vez que não têm informação suficiente para estabelecer o limite entre prazer e bem estar. Este trabalho constitui um estudo teórico-empírico que enseja uma discussão acerca dos discursos das principais publicidades de alimento veiculadas no mercado. Pretende-se inquietar o meio acadêmico à necessidade de estreitamento sistêmico das ciências Sociais, Humanas e de Saúde com o mercado destacando a atuação do Marketing Social como influenciador de comportamento. Os resultados da análise das publicidades aqui apresentadas mostram superficialidades nas informações e conexão equivocada com o Marketing Social. A publicidade atua como colaboradora à vulnerabilidade do consumidor colocando dúvidas e contradizendo discursos científicos.

Biografia do Autor

Hellen Taynan Cavalcanti, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Administração no CEPEAD-UFMG. Mestra em Administração e Sociedade com ênfase em Marketing e Sociedade pela UFPB (2017). Especialista em Administração e Marketing pelo Grupo UNINTER (2012). Psicanalista pelo Instituto Internacional de Terapias (2011). Bacharela em Administração pela UFPE (2010).

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

Cavalcanti, H. T. (2020). Comer ou Não Comer? Eis a Questão! A Importância do Marketing Social na Saúde. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6195