O POUCO RECURSO EXIGE MELHOR GESTÃO. A EXECUÇÃO DOS RECURSOS NA PÓS-GRADUAÇÃO: INOVAR NA GESTÃO PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Inovação, Administração Pública, Business Intelligence

Resumo

O artigo apresenta as limitações financeiras na Educação Superior do Brasil, e propõe uma forma de otimizar o acompanhamento e uso dos recursos da Pós-Graduação usando como referência a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A abordagem metodológica ocorreu de formaqualitativa, com uso de uma base bibliográfica e documental, e auxílio de informantes qualificados (coordenação e secretarias dos programas, Diretoria de Pós-Graduação, Diretoria de Planejamento da Ufopa). No aspectoteóricodestaca-se as limitações financeiras no financiamento da Educação Superior, direcionada a Pós-Graduação no Brasil, somado as limitaçõesinternas na aplicação dos recursos; no aspecto prático a instrumentalização para uso dos recursos e, com isso, impactar, de forma positiva, o uso de recursos por docentes e discentes, o que repercutirá de forma positiva na sociedade. Há limitada literatura nessa área, onde identifica-se muitos entraves para o avanço da inovação na gestão pública federal, principalmente na gestão de recursos na Pós-Graduação, e isso ganha maior relevo quando identifica-se a redução da aplicação de recursos na educação superior brasileira. Ao findo apresenta-se aproposição de um painel informativo online para o acompanhamento do uso dos recursos; auxílio aos programas de Pós-Graduação no uso dos seus recursos financeiros, como elemento de gestão e inovação no setor educacional público federal.

Biografia do Autor

Tatiane Mieko de Sousa Chiba, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - ponto focal Ufopa, Administradora na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, Especialista em Administração de Recursos Humanos pelo Instituto Esperança de Ensino Superior - Iespes, Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pará - UFPA. 

Carla Marina Costa Paxiúba, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Possui graduação em Ciência da computação pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2019) . Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Tem experiência na área de Ciência da Computaçã , com ênfase em Engenharia de Software. Atuando principalmente nos seguintes temas: Processo de desenvolvimento, Ambientes de desenvolvimento de software, qualidade de software e gerenciamento de projetos. Avaliadora INEP (Basis). Já atuou como lider de projetos e gestora de equipe de desenvolvimento de software durante nove anos no Serviço Federal de Processamento de Dados atendendo órgãos como Polícia Federal, CVM, Receita Federal, Presidência da República e CGU.

Antônio Do Socorro Ferreira Pinheiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Bacharel em Direito UFPA (2001), Mestrado em Direito do Estado Unama (2008), Doutorado em Biotecnologia/Biodiversidade (Bionorte MPEG/UFPA, 2016). Bolsista de Capacitação Institucional / Extensão Tecnologia no Museu Paraense Emílio Goeldi (PCI/MPEG-CNPq/MCTI - 2003-2012). Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas, no Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT/Ufopa, Foi Diretor de Pós-graduação - DPG/PROPPIT - UFOPA, (12/2020 - 02/2022).

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

Chiba, T. M. de S., Paxiúba, C. M. C., & Pinheiro, A. D. S. F. (2025). O POUCO RECURSO EXIGE MELHOR GESTÃO. A EXECUÇÃO DOS RECURSOS NA PÓS-GRADUAÇÃO: INOVAR NA GESTÃO PÚBLICA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7921