REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES MATEMÁTICOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autores

  • Jurema Rosa Lopes Unigranrio
  • Eline das FLores Victer Unigranrio
  • Mauro José dos Santos Flóra Colégio NAval

Resumo

A presente reflexão tem como objetivo levantar, junto aos alunos do ensino médio regular noturno a relação entre os saberes matemáticos e o exercício da cidadania. O campo empírico do presente estudo foi um Colégio Estadual, situado na zona norte da Cidade do Rio de Janeiro, os sujeitos totalizam trinta alunos do segundo ano do Ensino Médio regular noturno. A coleta dos dados foi efetivada a partir da organização dos alunos em pequenos grupos, formados aleatoriamente. Concluímos que a relação entre os saberes cotidianos e os saberes acadêmicos da matemática possibilita aos alunos se apropriarem dos significados matemáticos e compreender sua aplicabilidade.

Biografia do Autor

Jurema Rosa Lopes, Unigranrio

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciência na Educação Básica - Unigranrio e Docente do Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - Unigranrio.

Eline das FLores Victer, Unigranrio

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciência na Educação Básica - Unigranrio

Mauro José dos Santos Flóra, Colégio NAval

DOcente do Colégio Naval do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

Lopes, J. R., Victer, E. das F., & Flóra, M. J. dos S. (2015). REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES MATEMÁTICOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/3031

Edição

Seção

Ciências Humanas