A construção da memória e da identidade das personagens Ana Terra, Bibiana e Maria Valéria a partir das suas relações com seus objetos biográficos em “O Tempo e o Vento”.

Autores

  • Laiane Coelho Rodrigues Universidade de Pernambuco- UPE
  • Clarissa Loureiro Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Memória, objetos biográficos, identidade.

Resumo

Resumo

 

Este artigo pretende estudar a construção das identidades femininas existentes na obra “O Tempo e o Vento”, tendo como foco de análise a identificação dos objetos biográficos que influenciaram as histórias das mulheres Terra desde sua origem à consolidação do Rio Grande do Sul. Propõe-se, portanto, observar como a vivência da família Terra Cambará se torna uma expressão de memórias coletivas, relevantes para a criação da memória gaúcha. E, para tanto, analisa-se a relação das personagens Ana Terra, Bibiana e Maria Valéria com a tesoura, a roca e a vela, enquanto objetos biográficos representativos da memória feminina na família e no Rio Grande do Sul. Dessa forma, este estudo foca-se na construção da identidade gaúcha mediante a recriação das memórias de mulheres ao longo da história deste estado.

Biografia do Autor

Clarissa Loureiro Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Teoria da Literatura. Atua na Universidade de Pernambuco no curso de Letras Português.

Downloads

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Rodrigues, L. C., & Barbosa, C. L. (2017). A construção da memória e da identidade das personagens Ana Terra, Bibiana e Maria Valéria a partir das suas relações com seus objetos biográficos em “O Tempo e o Vento”. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 3(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4041

Edição

Seção

Ciências Humanas