EDUCAÇÃO E POLÍTICA: O CASO DO PARFOR E SUA RELAÇÃO COM O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE

Autores

Palavras-chave:

Atualidade, Paulo Freire, PARFOR, Pedagogia.

Resumo

Este escrito busca compreender os pensamentos de Paulo Freire, em sua visão político-pedagógica, e relacioná-los ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Para tanto, refletimos sobre alguns conceitos deste educador brasileiro e os aplicamos ao PARFOR. Enquanto professores de tal plano, conhecemos as realidades dos acadêmicos das Licenciaturas/PARFOR, tanto no Estado do Tocantins, quanto no Estado do Pará. Portanto, refletir freirianamente sobre o PARFOR implica pensar nas relações entre as diferentes vivências educacionais dos estudantes do PARFOR, nas suas condições de produção do conhecimento pedagógico e nas influências de seus diferentes saberes para benefício intelectual de tais estudantes. Os resultados deste escrito mostram a inegável atualidade do pensamento de Paulo Freire e de sua influência pedagógica para pensar a educação brasileira em seus vários níveis.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutor em Humanidades da Leiden Universiteit (Países Baixos); Mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios (2009) e Mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea (2007), ambos mestrados da Leiden Universiteit (Países Baixos); Pós-graduado Lato Sensu em Educação Infantil (2012) pelo Centro Universitário Barão de Mauá (SP – Brasil); e Licenciado Pleno em Educação Artística (1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – RJ – Brasil). 

Cristiane da Silva Almeida, Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Doutoranda no Programa de Pós-Graduaçao em Educação da UFPA –PPGED.

Edinilza Costa, SEDUC/PA

Professora da Rede Municipal de Belém-PA e Técnica em Assuntos Educacionais na SEDUC/PA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduaçao em Educação da UFPA –PPGED. 

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Publicado

2019-03-13

Como Citar

Rodrigues, W., da Silva Almeida, C., & Costa, E. (2019). EDUCAÇÃO E POLÍTICA: O CASO DO PARFOR E SUA RELAÇÃO COM O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 5(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4562