Articulações entre currículo e culturas: Uma experiência de pesquisa em educação

Autores

  • Caroline Delfino dos Santos Universidade do Grande Rio
  • Caroline Delfino dos Santos Universidade do Grande Rio
  • Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima Universidade do Grande Rio
  • Jurema Rosa Lopes Soares Universidade do Grande Rio

Palavras-chave:

Educação, Currículo Escolar, Multiculturalismo,

Resumo

O presente trabalho configura-se como um relato de pesquisa e se propõe a apresentar dados substanciais referentes ao desenvolvimento de uma dissertação em educação. A pesquisa em questão teve como principal objetivo identificar de que forma o currículo escolar se articula às experiências de cunho cultural e econômico dos alunos. Metodologicamente tratou-se de um trabalho com abordagem etnográfica, tendo uma escola pública em Duque de Caxias/RJ como lócus das investigações. Assim, o trabalho de campo concentrou-se não apenas nas observações sobre o cotidiano, como também na realização de entrevistas com os sujeitos da comunidade escolar, com subsequente análise de suas narrativas. No campo do currículo e multiculturalismo, debruçamo-nos nos estudos desenvolvidos por Silva (2007). Os dados apontam para a necessária interlocução entre o currículo oficial e aspectos inerentes às culturas dos alunos, diálogo esse já promovido pelas educadoras entrevistadas, cujas narrativas revelam uma atenção sobre o contexto econômico dos alunos, bem como sobre suas marcas identitárias.

Biografia do Autor

Caroline Delfino dos Santos, Universidade do Grande Rio

Doutoranda e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2017). Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2005) e especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atua como Orientadora Educacional na Rede Pública de Ensino do Município de Duque de Caxias desde 2007 e como docente na mesma rede desde o ano de 2004. E.mail: [email protected] https://orcid.org/0000-0002-5856-1973

Caroline Delfino dos Santos, Universidade do Grande Rio

Doutoranda e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2017). Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2005) e especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atua como Orientadora Educacional na Rede Pública de Ensino do Município de Duque de Caxias desde 2007 e como docente na mesma rede desde o ano de 2004. E.mail: [email protected] https://orcid.org/0000-0002-5856-1973

Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima, Universidade do Grande Rio

Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ (2015-2018). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2006), tendo nos anos de 2003 e 2004 feito seu Doutorado Sanduíche no Instituto de Urbanismo de Paris, Universidade de Paris XII. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A - UNIGRANRIO/FUNADESP (2014-2016) (2016-2019), sendo Dedicação Exclusiva, na Instituição. Foi Membro da Diretoria da ANINTER-SH. Foi Professora e Pesquisadora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da UNIGRANRIO, onde coordenou em 2009 o Curso de História e foi Professora do Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências na Educação Básica de 2007 ao primeiro semestre de 2010, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Ensino de Ciências, Educação e Cidadania e Filosofia das Ciências. Atuou em outras IES privadas e como Professora substituta na FEBF/UERJ. Foi, ainda Docente no Ensino Público, concursada, na Rede Estadual do Rio de Janeiro, atuando na Educação Básica. Na UNIGRANRIO atuou como docente no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, até janeiro de 2019, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO de 2009 a 2015, quando o Programa passa a se chamar de Humanidades, Culturas e Artes. De 2015 a agosto de 2017, torna-se Coordenadora Geral do Programa e do Curso de Doutorado. Tem experiência nas áreas de História e Sociologia Urbana, História das Ciéncias, Interdisciplinar, Educação. Desenvolve pesquisas nos temas da Cidade, Patrimônio, Museus, Literatura, História e Memória nos séculos XIX, XX e XXI. Tem orientado temas voltados para Educação, Ensino e Diversidades, História do Brasil e Patrimônio.

Jurema Rosa Lopes Soares, Universidade do Grande Rio

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pesquisadora do Départament d?Ergologie-Université de Provence (França). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1979). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A/ UNIGRANRIO/FUNADESP. Professor Adjunto Doutor I da Universidade Federal de Mato Grosso (Aposentada). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da UNIGRANRIO, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes-UNIGRANRIO. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências- UNIGRANRIO. Cordenadora Institucional do PIBID/UNIGRANRIO (2018-2020).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: ergologia, trabalho, formação do educador, prática pedagógica, conhecimento, cultura, linguagem e formação profissional.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Santos, C. D. dos, Santos, C. D. dos, Lima, J. de C. P., & Soares, J. R. L. (2019). Articulações entre currículo e culturas: Uma experiência de pesquisa em educação. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5489