A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: O CASO DO INSTAGRAM

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0002-9082-5203
  • Karoline de Oliveira Alves Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Ana Maria Diniz Ribeiro Pereira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Neville Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Juliana da Costa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Eva Pereira Barbosa Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Maria das Graças Ferreira Matos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Elismeire Costa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • João Gomes dos Santos Filho Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Josinelba Barbosa Brandão Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Josely Pereira de Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Luana Vitoria Guimarães Freitas Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Sanmilla Damasceno Gomes Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Educação, Redes sociais, Instagram.

Resumo

Este artigo tem como objetivo pensar sobre a utilização das redes sociais como ferramentas tecnológicas no meio escolar. Nosso caso de análise para este artigo é a rede social Instagram. Este texto traz uma análise qualitativa a partir de uma bibliografia da área de tecnologias na educação. Os resultados deste trabalho revelam as possibilidades educativas do Instagram e a importância de seu uso na sala de aula.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203.

Karoline de Oliveira Alves, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Ana Maria Diniz Ribeiro Pereira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Neville Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduando do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Juliana da Costa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Eva Pereira Barbosa Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Maria das Graças Ferreira Matos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Elismeire Costa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

João Gomes dos Santos Filho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduando do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Josinelba Barbosa Brandão, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Josely Pereira de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduando do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Luana Vitoria Guimarães Freitas, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Sanmilla Damasceno Gomes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína.

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Rodrigues, W., Alves, K. de O., Pereira, A. M. D. R., Nascimento, N. R. do, da Costa, J., Sousa, E. P. B., … Gomes, S. D. (2022). A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: O CASO DO INSTAGRAM. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5995