A grande pandemia! Covid-19 versus administração pública de Duque de Caxias

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Corrupção, Duque de Caxias

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, preliminarmente, a relação entre o surto pandêmico COVID-19 e as medidas por parte da administração pública, em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. No dia 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou que o mundo estava passando por uma pandemia com o surto do Covid-19, popularmente chamado de Coronavírus. Regulamentos sanitários internacionais foram desenvolvidos e um dos principais meios de prevenção foram o uso de álcool em gel, uso de máscaras e o isolamento social e a #fiqueemcasa foi divulgada como um lema para que as pessoas permanecessem em quarentena. Metodologicamente, o artigo optou por pesquisa exploratória e quantitativa, analisando dados divulgados nos jornais de grande circulação e as leis e decretos proferidos a partir do mês de março de 2020, em relação às medidas a serem acatadas ou deflagradas pelos gestores municipais.

Biografia do Autor

Rosemeri da Silva Paixão, Unigranrio

Graduada em Administração pela UNIGRANRIO (2006), doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO, desenvolvendo a tese com o título "O trem em movimento: os movimentos sociais em prol das ferrovias na Baixada Fluminense", com o objetivo de compreender, através de um estudo empírico, o que motivou a criação dos movimentos sociais que estão preocupados com as qualidades das ferrovias na Baixada Fluminense e como eles podem ajudar a sociedade.

Rosane Cristina de Oliveira, Unigranrio

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio. Em 2014 foi contemplada com APQ3 da FAPERJ para a publicação da Tese de Doutorado, no edital RIO 450. Desenvolve pesquisa na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase nos estudos sobre: violência, gênero e sexualidade, feminismo, corporeidade, educação, religião, etnicidade e racismo, e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Paixão, R. da S., & Oliveira, R. C. de. (2021). A grande pandemia! Covid-19 versus administração pública de Duque de Caxias. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6635