Histórias, vivências e diálogos: processos de subjetivação da docência

Autores

Palavras-chave:

Subjetividade - Docência - Vivências

Resumo

No presente texto propomos uma reflexão acerca dos processos de subjetivação da docência que são construídos a partir das histórias, vivências e diálogos na carreira dos professores. Pretendemos, pois, a partir de um ensaio teórico, pensar e discutir os processos de subjetivação docente a partir das suas vivências e das reflexões sobre os pensamentos de Foucault sobre subjetividade. Com o objetivo de compreender os processos de subjetivação docente, temos como pergunta norteadora: Como são construídos os processos de subjetivação da docência? Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa narrativa, utilizamos para fundamentação teórica as contribuições dos autores: Foucault (1982, 2004), Nóvoa (1992), Tardif (2014), Souza (2015) e Scoz (2015). Observamos que os conceitos de Foucault a respeito do cuidado de si mesmo e do conhece-te a ti mesmo interessam ao campo das pesquisas a respeito dos saberes docentes, já que contribuem com políticas de formação docente mais adequadas.

Biografia do Autor

Ana Paula Menezes Andrade, Unigranrio

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes - Unigranrio

Sydna Meire Faustino Feliciano, Unigranrio

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes - Unigranrio

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Andrade, A. P. M., & Feliciano, S. M. F. (2022). Histórias, vivências e diálogos: processos de subjetivação da docência. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7545