A GERAÇÃO Z E O CONSUMO DO PRODUTO MUSICAL

Autores

  • Eduarda Foscarini Universidade Feevale
  • Simone Carvalho da Rosa Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

Resumo

A forma como a geração Z consome música mudou em relação às gerações anteriores. Este novo comportamento, em conjunto com o avanço tecnológico e as novas modelagens de negócios presentes na indústria musical, transformaram completamente o mercado. O principal foco deste estudo foi identificar e analisar, por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento, as principais motivações que fazem essa geração consumir música, assim como, os gêneros musicais de sua preferência. Verificou-se que se trata de um público eclético, que classifica o seu gosto musical baseado em gêneros musicais, mas ao mesmo tempo, são mais propensos a ouvirem estilos diferentes, por isso, não centralizam sua personalidade musical em apenas um gênero específico. A geração Z enxerga a sua relação com a música como algo essencial em sua vida, pois ela causa identificação e desperta emoções, sendo estas, as principais motivações para ter a música como algo presente em suas vidas.

Biografia do Autor

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

Foscarini, E., Rosa, S. C. da, & Barth, M. (2025). A GERAÇÃO Z E O CONSUMO DO PRODUTO MUSICAL. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/8093