VIVÊNCIAS E SABERES NAS TRILHAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURAIS

Autores

  • Joana Celi do Nascimento Quaresma Cintra
  • Emilia Pimenta Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Jorge Williams Cunha Ferreira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

vivências, saberes, comunidade quilombola.

Resumo

As relações étnico-raciais e culturais merecem destaque e devem ser reconhecidas em todos os espaços de convivência, para que os indivíduos participantes de diferentes comunidades percebam sua relevância e valorizem modos de vida e relações do cotidiano. Nesse sentido, este texto relata uma experiência de ensino e de aprendizagem, integrando vivências e saberes sociais e culturais diversos no espaço da escola. Para tanto, o estudo qualitativo desenvolveu-se em quatro etapas: (1) observação das crianças no decorrer da realização das ações e atividades propostas para o projeto; (2) elaboração de proposta didática; (3) realização da proposta e (4) resultados e discussões. Constatou-se que as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre como vivem os remanescentes quilombolas, demonstrando interesse sobre temas étnico-raciais que foram trabalhados de modo contextualizado. Conclui-se que as ações do projeto foram positivas, tendo em vista que os envolvidos compreenderam a importância da cultura do quilombo na vida da comunidade, o que promove a valorização dos grupos que formam a sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Joana Celi do Nascimento Quaresma Cintra

Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED).

Emilia Pimenta Oliveira, Universidade Federal do Pará

Possui licenciatura em Letras, Habilitação em Língua Francesa, pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Foi professora de língua portuguesa e de língua francesa na Educação Básica, em instituições privadas e no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pará, e coordenou a Especialização em Ensino de Língua e Literatura nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, modalidade a distância (IEMCI/UFPA/UAB) . Atualmente, é Professora Titular Aposentada de Prática de Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa como língua materna, ensino/aprendizagem de língua portuguesa como língua de acolhimento e como língua estrangeira, ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira, revisão textual em língua portuguesa e tradução do português para o francês e do francês para o português. Atuou como professora e pesquisadora nos cursos de Letras (UFRR/UFPA), Pedagogia, Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens e no Clube de Ciências (UFPA).

Jorge Williams Cunha Ferreira, Universidade Federal do Pará

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário ETEP. Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem interesse nas linhas de pesquisa: Formação de Professores, Educação, Ensino, Educação Matemática e Científica, Didática da Matemática, Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Quaresma Cintra, J. C. do N., Oliveira, E. P., & Cunha Ferreira, J. W. (2025). VIVÊNCIAS E SABERES NAS TRILHAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURAIS. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/8570