VIVÊNCIAS E SABERES NAS TRILHAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURAIS
Palavras-chave:
vivências, saberes, comunidade quilombola.Resumo
As relações étnico-raciais e culturais merecem destaque e devem ser reconhecidas em todos os espaços de convivência, para que os indivíduos participantes de diferentes comunidades percebam sua relevância e valorizem modos de vida e relações do cotidiano. Nesse sentido, este texto relata uma experiência de ensino e de aprendizagem, integrando vivências e saberes sociais e culturais diversos no espaço da escola. Para tanto, o estudo qualitativo desenvolveu-se em quatro etapas: (1) observação das crianças no decorrer da realização das ações e atividades propostas para o projeto; (2) elaboração de proposta didática; (3) realização da proposta e (4) resultados e discussões. Constatou-se que as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre como vivem os remanescentes quilombolas, demonstrando interesse sobre temas étnico-raciais que foram trabalhados de modo contextualizado. Conclui-se que as ações do projeto foram positivas, tendo em vista que os envolvidos compreenderam a importância da cultura do quilombo na vida da comunidade, o que promove a valorização dos grupos que formam a sociedade brasileira.Downloads
Publicado
2025-02-07
Como Citar
Quaresma Cintra, J. C. do N., Oliveira, E. P., & Cunha Ferreira, J. W. (2025). VIVÊNCIAS E SABERES NAS TRILHAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURAIS. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/8570
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa