Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). Não é permitido a submissão de arquivos em PDF.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Normas de publicação:

Poderão ser submetidos à revista:

- Artigos científicos apresentados à seção “Relato de pesquisa”: relato de pesquisa com apresentação de objetivos de pesquisa, metodologia, resultados e discussão, além das referências bibliográficas. Serão aceitos artigos de doutores, doutorandos e mestres nas seguintes áreas: Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas. Serão aceitos artigos de doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos. Mestrandos, graduados e graduandos só poderão submeter artigos coassinados pelo orientador.

- Artigos científicos apresentados à Seção “Artigos completos” dedicados às áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas. Esses artigos poderão ser originais ou de revisão bibliográfica, guardadas as características de cada área e deverão seguir as regras gerais de formatação da revista. Serão aceitos artigos de doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos. Mestrandos, graduados e graduandos só poderão submeter artigos coassinados pelo orientador.

- Resumo de dissertações e teses apresentados à Seção “Resumos de dissertações e teses”, defendidas nos últimos dois anos nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas. O resumo deve conter título do trabalho, nome do aluno, nome do orientador (e co-orientador, se houver) e nome do programa de pós-graduação. Tamanho máximo: uma página, com espaçamento simples, parágrafo único, fonte Arial 12.

Cada autor poderá submeter apenas duas contribuições por número, independente de ser autoria ou coautoria. Os artigos e resumos devem ser submetidos à revista por meio do link (não serão aceitas submissões por e-mail):

http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp

 

Os artigos serão publicados no Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa e na sua versão em CD-Rom, o Almanaque Unigranrio de Pesquisa (Qualis B3 em Interdisciplinar).

No sistema da Revista (no link acima), os autores podem acompanhar o processo de avaliação.

Diretrizes e formatação geral:

Apresentação dos originais: 1- Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. 2- Política de avaliação por pares: A Revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Tecnologia e Ciências Exatas. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam especialistas reconhecidos nos temas abordados. Os trabalhos serão enviados para avaliação preliminar dos Editores e sendo aprovados pelos mesmos serão encaminhados, sem a identificação de autoria, aos avaliadores.

 A Comissão Editorial poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Os nomes dos avaliadores permanecerão em sigilo.

3- Formatação: 3.1 Os “Artigos completos” deverão ter um mínimo de oito e máximo de 25 laudas (incluindo bibliografia e notas explicativas). Os de “Relatos de pesquisa” deverão ter cinco a dez laudas. Os originais serão digitados em Arial 12 para corpo de texto e 11 para citações em parágrafo próprio, em espaço 1,5 para corpo de texto e espaço simples para citações em parágrafo próprio. 3.2 Título em fonte Arial 14, centralizado.3.3 Indicação de caracteres (negrito e itálico).3.4 Margens de 3 cm.3.5 Recuo de 1 cm no início do parágrafo.3.6 Recuo de 2 cm nas citações.3.7 Uso de aspas duplas para títulos de artigos e obras de arte e para citações em corpo de texto (até quatro linhas) 3.8 Uso de itálicos para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

3.9 – Arquivos devem ser submetidos em formato doc ou docx (não ultrapassando 2 MB). Não podem ser submetidos arquivos em formato PDF.

3.10 – Os arquivos não podem conter informações de autoria, tanto no corpo textual quanto nas propriedades do arquivo (Propriedades no Word), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

 

 4- As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex: SILVA, 1992, p. 3-23). Para os artigos submetidos na Área de Ciências da Saúde, a menção das páginas na citação do autor no texto não é necessária.

5- As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no final do texto.

6- As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do texto, antes das notas explicativas, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023).


Livro: sobrenome do autor, título do livro (itálico), local de publicação, editora,data. Exemplo: SILVA, Roberto da. Os filhos do governo:a formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas. São Paulo: Ática, 1997.


Artigo: nome do autor, título do artigo, nome do periódico (itálico), local de publicação (quando houver), editora ou entidade responsável pela publicação (quando houver), volume e no. do periódico, números inicial e final das páginas do artigo, data.

Exemplos:

REZENDE, Claudia Barcellos. Mágoas da amizade: um ensaio em antropologia das emoções. Mana. v. 8, n. 2: 69-89, 2002.

BOTTINO, M.C. et al. Bioactive nanofibrous scaffolds for regenerative endodontics. Journal of Dental Research. v. 92, n. 11: 963-969, 2013.

Para outros tipos de referência, consultar o “Guia para elaborar e estruturar trabalhos monográficos de conclusão de curso”, organizado por Celi Cortines Laxe e Vania Coutinho Gomes de Andrade, disponível aqui.

7 – Todos os artigos deverão ser enviados com resumo e três palavras-chave em português e inglês. O resumo não deve ultrapassar 250 palavras.

8 – As figuras, se presentes, deverão ser inseridas no corpo do texto após sua menção. Estas deverão ter qualidade gráfica adequada e, se escaneadas, deverão ter alta resolução (800dpi/bitmap com extensão jpeg ou png). Inserir legendas acima das ilustrações para tabelas e gráficos e abaixo para as demais.

 

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