O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Maria Deusa Ferreira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB
  • Anni Barreto Lyra Rede Particular de Ensino - Estado da Bahia

Palavras-chave:

GeoGebra. Formação Continuada. Atividades Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos um recorte da dissertação de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores- PPG.ECFP,da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, em que relatamos como um grupo de professores de Matemática, envolvidos com atividades utilizando o software GeoGebra, se sentiram aptos e estimulados a modificarem suas práticas pedagógicas incorporando nela o uso das Tecnologias Digitais. Essa proposta foi desenvolvida na Escola Municipal Nelson Aguiar, do Ensino Fundamental II, na Cidade de Ibicoara- BA, envolvendo 6 professores de Matemática. A opção foi por uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo Intervenção. A análise dos dados foi feita com base na metodologia da Análise de Conteúdo e tem o suporte da bibliografia já construída sobre o tema. Além disso, espera-se contribuir com novas discussões e resultados efetivos para a melhoria do ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Maria Deusa Ferreira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

Professoratitular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB, Lotada no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Atualmente desenvolve pesquisa na linhas Novas tecnologias no ensino de matemática e História da Matemática, é líder do Grupo de Pesquisa GPERCEM - Grupo de Pesquisa e Extensão em Recursos Computacionais no Ensino de Matemática e colaboradora nos grupos GEEM-grupo de Estudos em Educação Matemática de GDICEM-Grupo de Pesquisa em Didática das Ci~encias Experimentais e da Matemática.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Silva, M. D. F., & Lyra, A. B. (2020). O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5012