Leitura e Articulação do Conhecimento: um olhar sobre o ensino e a prática da escrita

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri
  • Carine Rodrigues Nogueira Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Edivânia Frutuoso da Silva Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem dos elementos da produção textual e suas etapas como ferramenta fundamental para o ensino de língua portuguesa, no sentido de apresentar algumas possibilidades de melhorar a prática da escrita integrando essa atividade à construção do conhecimento, distanciando-a do aspecto mecânico ao qual foi submetida ao longo dos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que possibilita a vantagem de uma ampla cobertura ao pesquisador. Nossa hipótese está embasada na problemática do ensino da leitura no país que, consequentemente reflete no processo de escrita, que por sua vez é oriunda de uma educação, que no mínimo, merece reflexões. Por fim, esperamos contribuir para a reflexão sobre o processo de ensino da leitura e da escrita em nosso pais, sobretudo, na cidade de Juazeiro do Norte, CE.

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia, da UFC - Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília - UnB; Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB.

Carine Rodrigues Nogueira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de língua portuguesa e literatura da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em Juazeiro do Norte. Graduada em Letras e Pós-graduada em Língua Portuguesa e Arte-Educação, pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Edivânia Frutuoso da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora do Ensino Médio, Pré-Vestibular, graduada em Letras, pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Downloads

Publicado

2011-02-02

Como Citar

Bernardino, M. C. R., Nogueira, C. R., & Silva, E. F. da. (2011). Leitura e Articulação do Conhecimento: um olhar sobre o ensino e a prática da escrita. Revista Magistro, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1180

Edição

Seção

Artigos