Texto e contexto: uma construção a partir do catador

Autores

  • Obertal Xavier Ribeiro Universidade Celso Lisboa
  • Jose Geraldo da Rocha Unigranrio

Resumo

A análise de discurso a partir de uma abordagem socioconstrucionista possibilita a valorização do sujeito na construção de identidade. O discurso de catadores oferece para a construção de texto a descoberta de novos sentidos considerando o fator ideológico e cultural pelo contexto vivencial em que se insere, visto de baixo.

A prática discursiva é um aspecto importantíssimo da cultura, e se expressa na escrita, no texto. A  textualização torna-se expressão da oralidade e do discurso em que a biografia se torna bibliografia em contexto determinado pela práxis.

Os processos orais e a construção de texto se desenvolvem considerando os referentes textuais e os referentes situacionais em que o texto em si é compreendido como ato de fala,  que evidencia seus sentidos e significados.  As falas transcritas evidenciam o sentido e apresentam-se como possibilidade de prática literária de ensino social.

 

Palavras Chaves:

Discurso, identidade, cultura, texto e catadores.

 

Abstract:

The discourse analysis from a social constructionist approach allows the valuation of the subject in the construction of identity. The discourse of garbage collectors offers for the construction of a text the discover of new meanings given the ideological and cultural factor by the living context in which it appears, viewed from below.

The discursive practice is a very important aspect of culture, and it is expressed in the writing. The textualization becomes an expression of the orality and the speech. On the other hand, the biography becomes bibliography in a context determined by the praxis.

The oral processes and the construction of the text are developed considering the textual and situational referrings in which the text itself is understood as a speech act, highlighting their sense and meaning. The trascribed statements demonstrate the sense and are present as possible literary practice of social education.

 

Key-words:

Discourse, identity, culture, text and garbage collectors.

Biografia do Autor

Obertal Xavier Ribeiro, Universidade Celso Lisboa

Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Universidade Unigranrio; professor de ética e filosofia na Universidade Celso Lisboa

 

Jose Geraldo da Rocha, Unigranrio

Adjunto Dr n Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas da Unigranrio

Downloads

Como Citar

Ribeiro, O. X., & Rocha, J. G. da. (2011). Texto e contexto: uma construção a partir do catador. Revista Magistro, 1(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1207

Edição

Seção

Artigos