EXPERIÊNCIA VIVIDA E A ESCOLHA DO OBJETO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DE UMA FORMAÇÃO

Autores

  • Cristina Novikoff UNIGRANRIO

Resumo

Este trabalho tem como objeto a experiência vivida (JODELET, 2005) da docência pela práxis, ou seja, da docência articulada na/pela pesquisa que resulta em intervenções e novos estudos. Objetiva descrever como essa experiência configura a escolha e o modus operandis dos objetos de pesquisa na educação. Relata um sucinto memorial e discute a relação entre a formação inicial de professores e a pesquisa. Ancorado no conceito de professor-pesquisador (DINIZ-PEREIRA, 2005) sob a perspectiva crítico-emancipatória (SAVIANI, 1991), o texto elabora a ideia da importância da pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica como caminho para realizar pesquisa na educação. Espera-se contribuir com o ensino-aprendizado do pensar-fazer pesquisa de modo ético, responsável e interdisciplinar

Palavras-chave: Experiência Vivida; Pesquisa etnográfica; Formação de Professores

Biografia do Autor

Cristina Novikoff, UNIGRANRIO

Educação, psicologia

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Publicado

2011-08-12

Como Citar

Novikoff, C. (2011). EXPERIÊNCIA VIVIDA E A ESCOLHA DO OBJETO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DE UMA FORMAÇÃO. Revista Magistro, 1(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1214

Edição

Seção

Artigos