Afro-chilenos: A produção Política nas leis e a Cultural na dança em busca de reconhecimento.

Autores

  • Nestor Gomes Mora Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente trabalho busca analisar o processo de resgate à identidade étnica da comunidade afro-chilena. O reconhecimento pela sua etnicidade se dá primeiramente pelo resgate da cultura, tradição e costumes uma vez ocultadas pelo fenômeno reconhecido como chilenización, período marcante na história do país ocorrido nas primeiras décadas do século passado, e que determinou novas fronteiras étnicas e geográficas na região de Arica, norte do Chile. Tal processo tratou de reinventar a cultura nacional sedimentando seus elementos culturais legitimados pela colonialidade e contrariando os elementos interditos, nos quais se enquadrava a cultura afro-chilena. Com efeito, essa reinvenção da nacionalidade terminou por ocultar os antigos costumes da população afrochilena.

Hoje a Ong Oro Negro e a Associação de Afrodescendentes Lumbanga são as principais referências que atuam em duas frentes pelo reconhecimento da sua etnicidade: A primeira é movida por uma frente política através da qual ocorre a negociação perante o estado-nação. Requisita-se, em primeira instância, a inserção da variável afrodescendente no próximo censo demográfico a ser realizado em 2012, a fim de quantificar a população negra no país até agora indeterminada. Já a segunda frente é a cultural na qual desenvolve-se novos projetos pelo resgate dos antigos costumes afro-chilenos como a comida, os modos de saber, os antigos vocábulos e, principalmente, o baile tumba. Este último tem sido o principal instrumento cultural de re-afirmação da identidade étnica chilena já que seu cenário principal é a rua, considerado o melhor espaço público para a superação das desigualdades.

Biografia do Autor

Nestor Gomes Mora, Universidade Federal Fluminense

Filiado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição.

Downloads

Publicado

2011-08-12

Como Citar

Mora, N. G. (2011). Afro-chilenos: A produção Política nas leis e a Cultural na dança em busca de reconhecimento. Revista Magistro, 1(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1400

Edição

Seção

Artigos