Da urgência intra e interdisciplinar nos estudos acadêmicos em Música

Autores

  • Simões Caldas UFRJ

Resumo

Resumo: O presente artigo sugere um redirecionamento disciplinar dos campos de estudo em música para uma abordagem intradisciplinar e interdisciplinar. Para tal realizamos uma revisão bibliográfica (FAZENDA 2001; JAPIASSÚ 1976; POMBO 2004) sobre o tema interdisciplinaridade e discutimos a necessidade da ampliação dos impactos dos conhecimentos e pesquisas em música na universidade e na sociedade como um todo (DUPRAT, 2005; VOLPE, 2009). Assim propomos que uma abordagem disciplinar da música, enquanto campo de conhecimento, em níveis de interação intra e interdisciplinar conduzirá a uma perspectiva transdisciplinar. Dessa forma não somente o campo de estudos da música pode ser beneficiado como também pode fomentar novas problemáticas para áreas afins, ou não-afins, de conhecimento, visto que todo o sistema de construção de conhecimento caminhará em conjunto.

Biografia do Autor

Simões Caldas, UFRJ

Licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestrando em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Downloads

Publicado

2012-06-18

Como Citar

Caldas, S. (2012). Da urgência intra e interdisciplinar nos estudos acadêmicos em Música. Revista Magistro, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1651

Edição

Seção

Artigos