Pentecostalismo inclusivista? breves apontamentos históricos sobre seu certame étnico

Autores

  • Marcelo Lpes UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Resumo

O pentecostalismo − como vertente cristã egressa do protestantismo − possui, de igual modo, um caráter universalista. Contudo, a história própria tanto do protestantismo, como do pentecostalismo retrata certa dificuldade de assimilação da alteridade, sobretudo a da étnica. A partir do ensejo de Jose Miguez Bonino em seu Livro: Rostos do protestantismo latino-americano, mormente no quinto capítulo, o rosto pentecostal, este breve artigo pretende refletir sobre alguns aspectos histórico-sociológicos do viés inclusivista do pentecostalismo latino-americano em geral e, do brasileiro em particular, cotejando, neste fito, com alguns especialistas nacionais e internacionais sobre assunto.

Biografia do Autor

Marcelo Lpes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Mestrando em Ciência da Religião (Ciências Sociais da Religião) pelo PPCIR – ICH – UFJF, Pós-graduado em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Como Citar

Lpes, M. (2012). Pentecostalismo inclusivista? breves apontamentos históricos sobre seu certame étnico. Revista Magistro, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1654

Edição

Seção

Artigos