O Sujeito Homoerótico Feminino em Chico Buarque: análise de “Bárbara” e “Mar e Lua”

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri
  • Carine Rodrigues Nogueira Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Edivânia Frutuoso da Silva Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Aline Rodrigues Nogueira Universidade Federal do Ceará, UFC

Resumo

A seguinte pesquisa propõe um estudo comparativo das canções “Bárbara” e “Mar e Lua” do compositor Chico Buarque de Holanda, sob a perspectiva da construção de sujeitos femininos submissos à ordem social que os impede de realizar seus desejos. Ambas remetem a temática do amor como mote a poesia e são marcadas por um conflito estabelecido, não pelo sentimento amoroso, mas por se tratar de uma relação homoerótica. A representatividade dos sentimentos femininos, mais explicitamente do homoerotismo feminino, traz a purgação da dor, contida no distanciamento das relações, seja pelos padrões sociais exigidos, seja pelo fim do amor em um dos sujeitos. Essas canções mostram a configuração do preconceito culminando no elemento trágico, fator condicionante da impossibilidade da realização plena do amor entre os eu-líricos.

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia, da UFC - Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília - UnB; Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB.

Carine Rodrigues Nogueira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de Lingua Portuguesa e Literatura da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará, Especialista em Língua Portuguesa e Arte-Educação e Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Edivânia Frutuoso da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de Língua Portuguesa, Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Aline Rodrigues Nogueira, Universidade Federal do Ceará, UFC

Mestre em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará, UFC; Graduada em Letras, pela Universidade Regional do Cariri - URCA, professora de língua inglesa e cultura.

Downloads

Publicado

2012-06-18

Como Citar

Bernardino, M. C. R., Nogueira, C. R., Silva, E. F. da, & Nogueira, A. R. (2012). O Sujeito Homoerótico Feminino em Chico Buarque: análise de “Bárbara” e “Mar e Lua”. Revista Magistro, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1659

Edição

Seção

Artigos