Duque de caxias: aspectos identitários: As representações da cidade na poética de Barboza Leite

Autores

  • Idemburgo Frazão Félix UNIGRANRIO
  • Tânia Amaro Almeida UNIGRANRIO

Resumo

O presente artigo objetiva discutir as questões identitárias na relação com a História e Literatura, buscando explicitar o processo de representação da historicidade e dos registros de memória através dos escritos de Francisco Barboza Leite, para pensar a cidade e suas personagens como um convite para a reflexão sobre o passado. Nessa perspectiva, aproximaremos a Literatura e a História, apresentando as contribuições da primeira como fonte para os estudos de História Local e Regional. Ao analisar as produções literárias sobre o município de Duque de Caxias, cruzando as leituras e suas interpretações, poderemos perceber a complexidade das concepções esboçadas por autores que escreveram sobre a sua própria contemporaneidade.

Biografia do Autor

Idemburgo Frazão Félix, UNIGRANRIO

Doutor em Literatuta Comparada(UFRJ); Mestre em Literatura Brasielra (UERJ); Professor da Graduação e do Mestrado em Letras e Ciências Humanas (UNIGRANRIO)

Tânia Amaro Almeida, UNIGRANRIO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO. Professora de História da rede estadual de ensino e da graduação em História da UNIGRANRIO. Coordenadora e professora da Pós Graduação lato sensu História Social da Baixada Fluminense. Diretora do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias.

Downloads

Publicado

2012-06-18

Como Citar

Félix, I. F., & Almeida, T. A. (2012). Duque de caxias: aspectos identitários: As representações da cidade na poética de Barboza Leite. Revista Magistro, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1664

Edição

Seção

Artigos