A VISÃO E TEMORES DOS EDUCADORES ANTE AO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR.

Autores

  • Marcelo Oliveira Nascimento Universidade Federal de São Paulo
  • Sylvia Vitalle Universidade Federal de São Paulo
  • Denise De Michele Avallone Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Dentre os propulsores de uso contínuo de drogas na adolescência, temos a busca de sensações, rebeldia, tolerância a comportamentos desviantes, baixa auto-estima, sintomas depressivos e eventos de vida estressantes. Ante ao do consumo dentro e fora da escola, os educadores se vêem em um difícil dilema, pois a negação do consumo é eminente por parte dos alunos, visto que esse ato pode causar consequências amargas, sobretudo no âmbito familiar. A maioria dos professores carrega receios em tratar o assunto “uso de drogas”. Dentre os motivos, encontramos a falta de aparatos teóricos que facilitem tratar o tema, o verossímil medo de possíveis violências e até crença de que esse trabalho deve se dar apenas por profissionais especializados nessa área de conhecimento. Observamos que a maior parte dos professores pesquisados não possui o hábito de trabalhar a prevenção do uso de drogas por parte dos alunos, eximindo-se de sua função social e atribuindo somente aos profissionais da saúde a tarefa de conscientizar os menores das consequências advindas do abuso dessas substâncias.

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Nascimento, M. O., Vitalle, S., & Avallone, D. D. M. (2012). A VISÃO E TEMORES DOS EDUCADORES ANTE AO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Magistro, 2(6). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1684

Edição

Seção

Artigos