A PRODUÇÃO DE VERDADES NA SOCIEDADE DISCIPLINAR E O BULLYING NA ESCOLA: REFLEXÕES À LUZ DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Priscila Aparecida Silva Cruz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Silvane Aparecida de Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A pesquisa bibliográfica ora apresentada visa apresentar as análises de Foucault e de seus estudiosos, referentes à constituição de verdades na sociedade disciplinar, principalmente na escola, a fim de favorecer o entendimento da institucionalização de verdades e normalidades na instituição escolar, verificando como ela verifica e exclui o não verdadeiro e o anormal, sendo assim um fator gerador do bullying entre os escolares, o qual consiste em práticas frequentes de agressividade entre escolares, expresso por meio de perseguições, humilhações e intimidações, contra aquele que não se encaixa nos padrões de normalidade conferido. As reflexões sobre os resultados desta pesquisa visam a melhor compreensão dos mecanismos de produção de verdades na sociedade disciplinar e como essa pode ser um fato gerador de exclusão e do bullying.

Biografia do Autor

Priscila Aparecida Silva Cruz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Silvane Aparecida de Freitas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp/IEL. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista de Assis. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. E-mail: [email protected]

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Publicado

2012-11-05

Como Citar

Cruz, P. A. S., & de Freitas, S. A. (2012). A PRODUÇÃO DE VERDADES NA SOCIEDADE DISCIPLINAR E O BULLYING NA ESCOLA: REFLEXÕES À LUZ DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. Revista Magistro, 2(6). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1723

Edição

Seção

Artigos