O Texto Publicitário e Seus Recursos Persuasivos Sob o Olhar da Língua Portuguesa

Autores

  • Liza Rodrigues Machado Universidade Cidade de São Paulo

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo o texto publicitário, é um gênero textual, argumentativo e observa dois aspectos: a da linguagem verbal e a da linguagem da imagem. O texto publicitário caracteriza-se, essencialmente, pela utilização de instrumentos que tem como objetivo mudar ou conservar determinada opinião do público-alvo. A publicidade é sedutora e exerce um papel importantíssimo na sociedade, pois, muitas vezes, é a mola mestra para provocar mudanças no comportamento das pessoas. A mensagem publicitária ressalva sua realização a um ato interativo, em que enunciador e leitor se estabelecem como co-autores do sentido, o qual é indicado e direcionado pelo anunciante que tem um desejo pré-determinado regendo seu enunciado. A mensagem publicitária usa, principalmente, os recursos estilísticos para difundir uma mensagem de renovação, felicidade e beleza. Ele concilia o princípio do prazer com o da realidade, indicando o que deve ser usado e comprado. Como um dos objetivos, busca esclarecer os recursos e as estratégias de leitura dos textos publicitários e intertextuais com contos de fadas; descrevendo a possibilidade de trabalhar com esse tipo de texto e a intertextualidade na sala de aula refletindo a respeito da tática criativa na publicidade.

Biografia do Autor

Liza Rodrigues Machado, Universidade Cidade de São Paulo

O presente trabalho tem como objeto de estudo o texto publicitário, é um gênero textual, argumentativo e observa dois aspectos: a da linguagem verbal e a da linguagem da imagem.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Machado, L. R. (2013). O Texto Publicitário e Seus Recursos Persuasivos Sob o Olhar da Língua Portuguesa. Revista Magistro, 1(7). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1979

Edição

Seção

Artigos