Educação das Relações Étnico-Raciais: elementos teóricos e metodológicos de uma prática de formação docente

Autores

  • Alexandre do Nascimento FAETEC

Resumo

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 26-A, estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras. Porém, o cumprimento dessa obrigatoriedade pelos educadores não é tarefa trivial, pois trata-se de uma proposta que exige um postura crítica sobre relações raciais, o  reconhecimento e valorização da diversidade étnica, discussões sobre as questões colocadas pelas lutas históricas dos negros, acesso à conteúdos e proposições pedagógicas adequadas, bem como participar de processos de estudos e produção de conhecimentos. Do nosso ponto de vista os desafios que concretamente encontramos para concretizar essa determinação legal são basicamente: a reestruturação dos currículos,  a produção e difusão de estudos materiais pedagógicos,  a formação de professores. Este texto visa apresentar e por em discussão elementos teórico-metodológicos do Curso de Extensão em Educação das Relações Étnico-Raciais que, desde 2007, ministramos na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC, e que consiste num projeto de estudos que visa mobilizar professores na produção de um pensamento anti-racista, anti-discriminatório e plural em Educação. 

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Publicado

2013-09-25

Como Citar

Nascimento, A. do. (2013). Educação das Relações Étnico-Raciais: elementos teóricos e metodológicos de uma prática de formação docente. Revista Magistro, 2(8). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2122

Edição

Seção

Artigos