A inovação na educação em direitos humanos: o estudo de caso do Núcleo de Formação Geral (NFG)/Inova da Unigranrio
Resumo
Enquanto o ensino volta-se para disciplinas e conteúdos específicos, a educação responsabiliza-se pela formação geral, comprometida com valores e comportamentos estimuladores do convívio social e coletivo. Dessa diferença, entre ensinar e educar, resulta a questão sobre a dimensão pública ou privada da educação, indagando se a sua responsabilidade recai sobre as instituições de ensino ou se é o caso de considerá-la de exclusiva alçada das associações civis. A partir da discussão sobre a visão de neutralidade do Estado, e constatada a sua impossibilidade de se verificar completamente, reconhece-se a educação em direitos humanos como complemento indispensável à transmissão do saber por parte das instituições de ensino. Tal compreensão encontra apoio nas inúmeras iniciativas legislativas que comprometem as estruturas curriculares com o princípio da cidadania. Em seguida é apresentada e analisada a experiência desenvolvida na Universidade do Grande Rio (Unigranrio), pelo seu núcleo responsável por inovações metodológicas, o Inova, e sob a responsabilidade de um dos seus integrantes, o Núcleo de Formação Geral (NFG). Com o desafio de inserir de forma transversal os conteúdos de formação geral em todas as suas salas de aula, de todos os seus cursos, escolas e campi, alcançando, praticamente, vinte e cinco mil alunos, foram criados, propostos e disponibilizados, por esse Núcleo, múltiplos recursos educacionais abertos através das novas tecnologias de informação e comunicação, possibilitando experimentações e inovações na prática da educação em direitos humanos.