Do batuque do samba ao batuque do funk: culturas negras da periferia carioca

Autores

  • Cristina da Conceição Silva Cândido Mendes/UNIGRNRIO
  • Patricia Luisa Noguueira Rangel UNIGRANRIO
  • José Geraldo Rocha UNIGRANRIO

Resumo

O presente artigo busca apresentar a chegada do negro por força da colonização em território brasileiro para serem os pés e as mãos dos brancos.Trataremos também da chegada dos negros na cidade do Rio de Janeiro, que foram trazidos de  diversas nações africanas, e na cidade carioca  desenvolveram através da convivência  a cultura do samba carioca. Neste contexto, abordaremos  como o negro buscou manter sua cultura viva, fato que culminou em samba, que fora perseguida pelas elites cariocas e hoje é respeitada e reconhecida. Seguindo os passos da perseguição da cultura negra, trarenos à tona aspectos que apresentam o funk como uma cultura periférica negra da cidade do Rio de Janeiro.

Palavras chaves: Negros – Cultura - Samba - Funk

 

 

Biografia do Autor

Cristina da Conceição Silva, Cândido Mendes/UNIGRNRIO

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Patricia Luisa Noguueira Rangel, UNIGRANRIO

Do batuque do samba ao batuque do funk: culturas negras da periferia carioca

Ms.Cristina da conceição Silva[1]

Mestranda.Patricia Luisa Nogueira Rangel[2]

Dr.José Geraldo da Rocha[3]

 

 

      Resumo

O presente artigo busca apresentar a chegada do negro por força da colonização em território brasileiro para serem os pés e as mãos dos brancos.Trataremos também da chegada dos negros na cidade do Rio de Janeiro, que foram trazidos de  diversas nações africanas, e na cidade carioca  desenvolveram através da convivência  a cultura do samba carioca. Neste contexto, abordaremos  como o negro buscou manter sua cultura viva, fato que culminou em samba, que fora perseguida pelas elites cariocas e hoje é respeitada e reconhecida. Seguindo os passos da perseguição da cultura negra, trarenos à tona aspectos que apresentam o funk como uma cultura periférica negra da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Palavras chaves: Negros – Cultura - Samba - Funk


[1] [email protected]  Universidade Cândido Mendes- Campus Araruama

[2] [email protected]    UNIGRANRIO –Campus Duque de Caxias

[3] [email protected] UNIGRANRIO -Campus Duque de Caxias

José Geraldo Rocha, UNIGRANRIO

Do batuque do samba ao batuque do funk: culturas negras da periferia carioca

Ms.Cristina da conceição Silva[1]

Mestranda.Patricia Luisa Nogueira Rangel[2]

Dr.José Geraldo da Rocha[3]

 

 

      Resumo

O presente artigo busca apresentar a chegada do negro por força da colonização em território brasileiro para serem os pés e as mãos dos brancos.Trataremos também da chegada dos negros na cidade do Rio de Janeiro, que foram trazidos de  diversas nações africanas, e na cidade carioca  desenvolveram através da convivência  a cultura do samba carioca. Neste contexto, abordaremos  como o negro buscou manter sua cultura viva, fato que culminou em samba, que fora perseguida pelas elites cariocas e hoje é respeitada e reconhecida. Seguindo os passos da perseguição da cultura negra, trarenos à tona aspectos que apresentam o funk como uma cultura periférica negra da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Palavras chaves: Negros – Cultura - Samba - Funk


[1] [email protected]  Universidade Cândido Mendes- Campus Araruama

[2] [email protected]    UNIGRANRIO –Campus Duque de Caxias

[3] [email protected] UNIGRANRIO -Campus Duque de Caxias

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Silva, C. da C., Rangel, P. L. N., & Rocha, J. G. (2014). Do batuque do samba ao batuque do funk: culturas negras da periferia carioca. Revista Magistro, 1(9). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2426

Edição

Seção

Artigos