Aescola sob a ótica do capital: um enfoque marxista

Autores

  • Lidiane Batista Vilela CEAP

Resumo

                                                            

                                                                                                                                              

RESUMO

 

O presente artigo objetiva através de uma análise do sistema capitalista vigente investigar a responsabilidade pela desigualdade social que interfere na aprendizagem dos discentes e, consequentemente nos determinantes da mobilidade social no Brasil, traçando um sucinto quadro sobre o desempenho escolar brasileiro, no sentido de desvantagens socioeconômicas e culturais responsáveis pela falta de oportunidade do indivíduo de uma classe inferior àquele que vem de família de classe social dominante. Uma vez que a educação escolar possui a função de disseminar o conhecimento necessário à vida social, sob a ótica do capital a própria escola divide em classes sociais os indivíduos de forma discriminatória. Pois não são todos que têm acesso ao conhecimento de forma eficaz e/ou têm consciência da sua importância, consequência da desigualdade social refletida na escola. Neste contexto, o atual trabalho retrata a forma como o sistema educacional vem historicamente atendendo aos interesses da hegemonia capitalista, organização social que aprofundou o contraste entre pobreza e riqueza através de uma sociedade de classes.

 


 

Biografia do Autor

Lidiane Batista Vilela, CEAP

Lidiane Batista Vilela. Licenciada em Letras (UNEAL, 2007); Especialista em Língua Estrangeira Moderna – Inglês (CESMAC, 2009). Mestranda em Ciências da Educação: Formação Educacional, Interdisciplinaridade e Subjetividade ministrado pela Universidade Autonoma del Sur – UNASUR

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Publicado

2014-12-03

Como Citar

Vilela, L. B. (2014). Aescola sob a ótica do capital: um enfoque marxista. Revista Magistro, 2(10). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2476

Edição

Seção

Artigos