A família e da escola na reforma de instrução pública no distrito federal de 1927 a 1930

Autores

  • Sâmela Cristinne Carvalho Ignácio UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar e analisar por meio da historiografia a instituição familiar no contexto da Reforma Educacional no Distrito Federal concebida por Fernando de Azevedo no período de 1927 a 1930, tendo como prefeito Antônio Prado Júnior e como presidente Washington Luís. Com este intuito interessa-nos entender a atuação da família na reforma de ensino e as atribuições que esta Reforma de ensino, conhecida como escolanovista atribuía a ela, buscando assim compreender o papel da família e o papel da escola na Reforma como alvos diretos para a modernização e civilização da sociedade carioca, tendo por meio um ideal nacionalista e renovador. 

Biografia do Autor

Sâmela Cristinne Carvalho Ignácio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Psicopedagoga pelo Instituto Superior Anísio Teixeira (ISAT) e especialista em Educação Básica- Gestão Escolar (FFP/UERJ). Supervisora Educacional da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (Faetec). Pesquisadora do Centro de Memória Henrique Lage e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (Niphei/UERJ).

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Ignácio, S. C. C. (2014). A família e da escola na reforma de instrução pública no distrito federal de 1927 a 1930. Revista Magistro, 2(10). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2526

Edição

Seção

Artigos