Toponímia do Vale do Caí: uma leitura dos nomes das cidades

Autores

  • Odair José Silva dos Santos Universidade de Caxias do Sul
  • Pablo Duz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • André Luis Comin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo aqui apresentado visa a apresentar reflexões no campo da toponímia, percebendo que os estudos do léxico objetivam investigar o acervo vocabular a que todos os falantes de uma determinada língua têm acesso, ou os acervos que são utilizados por grupos particulares, como terminologias e regionalidades. Dessa forma, o texto contempla a descrição de uma parte do Projeto Onomástica do Vale do Caí e, ainda, analisa a motivação dos nomes das 19 cidades que compõem a região, a partir do modelo taxionômico de Dick (1990), entre outros estudiosos. Como resultado, constatou-se a importância do léxico para compreender questões de história, cultura e identidade que, no caso do Vale do Caí, perpassa por uma forte ligação com a imigração alemã.

Biografia do Autor

Odair José Silva dos Santos, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Letras pela Universidade de Caxias do Sul - UCS - (Bolsista Capes - Prosup/Taxa), na linha de pesquisa Leitura e Processos de Linguagem, investigando as interfaces entre música, léxico e efeitos de sentidos. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS (2014), especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012) e graduado em Letras - Língua Portuguesa, Espanhola e respectivas literaturas - pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2010). Atualmente é membro convidado do GTLex da ANPOLL; é professor de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus de Feliz (RS); tem investigações e interesse nas seguintes áreas: Lexicologia, Música Regional, Produção e Efeitos de Sentido.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Silva dos Santos, O. J., Duz, P., & Comin, A. L. (2015). Toponímia do Vale do Caí: uma leitura dos nomes das cidades. Revista Magistro, 1(11). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2868

Edição

Seção

Artigos