Narrativas sobre situações de formação docente no ensino da matemática

Autores

  • Jurema Rosa Lopes Unigranrio
  • Eline das Flores Victer Unigranrio

Resumo

No contexto da educação brasileira, ao refletirmos sobre a formação de professores compreendemos que tal temática é tão antiga como atual, uma vez que ao refletirmos sobre a atual formação “deles”, estamos refletindo sobre a “nossa” formação como professores. Nesse sentido, o presente estudo discute situações de formação docente no ensino da Matemática a partir de relatos de egressos do Mestrado Profissional em Ensino das Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UNIGRANRIO, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. Realizamos uma reflexão a partir das situações de formação de professores de matemática na escola pública.  O caminho metodológico adotado privilegia a narrativa, foram selecionados para a entrevista, três, em um universo de quinze egressos do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UNIGRANRIO, no período de 2009 a 2012. Em se tratando de formação de professor, os fragmentos das narrativas apresentadas e analisadas mostram que os egressos, a partir da construção de seus aportes teóricos, de discussões sobre o ensino e experiência na educação básica, reconhecem a sua aproximação junto aos seus alunos e, ao fazê-lo, transformaram ou não as próprias práticas, reelaborando seus conhecimentos e as suas ações. Tomamos como referência as ideias apresentadas por, Clandinin e Connelly (2011), Elias (1994, 1970) e Freire (1996).  Concluímos que embora os egressos sejam oriundos de um ambiente de trabalho escolar, o qual habitualmente discrimina o campo disciplinar da Matemática, suas produções teóricas apontam não só para a abertura ao diálogo interdisciplinar, com também indicam uma prática interdisciplinar.

Biografia do Autor

Jurema Rosa Lopes, Unigranrio

Doutora em Educação.

Eline das Flores Victer, Unigranrio

Doutora em Modelagem Computacional.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Lopes, J. R., & Victer, E. das F. (2015). Narrativas sobre situações de formação docente no ensino da matemática. Revista Magistro, 1(11). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2877

Edição

Seção

Artigos