Novos conceitos de musicalização para educação ambiental

Autores

  • Cristina Novikoff UNIGRANRIO, Brasil
  • Hérica Cambraia Goemes PUCSP

Resumo

O artigo versa sobre a relação entre a educação ambiental, com foco no sujeito ecológico e a objetivação dos processos pedagógicos. Este desafio foi enfrentado na articulação teórico-conceitual de musicalização, enquanto estratégia de ensino. O objetivo deste texto é apresentar a experimentação da musicalização na formação de professoras para trabalhar a educação ambiental. A experimentação qualitativa permitiu alcançar três resultados de formação junto as professoras (34). São eles: 1)forjar os conceitos de escuta sonora sensível e impressão sonora ambiental, como contribuição para aplicação no ensino deste novo milênio, pautada no processo de desenvolvimento e produção de conhecimentos e habilidades componentes da Inteligência Musical (Gardner, 2001); 2) compreender que, a partir de vivências associadas aos elementos sonoros, audição (Gordon, 2000) e a paisagem sonora (Shaffer, 1991), contribuem para a aprendizagem e ensino inclusive, referentes à Inteligência Naturalística (Gardner, 2001) e; 3) vivenciar um conjunto de respostas motoras (comportamento) em relação a si próprio e ao ambiente coletivo, ou seja, atitudes ecológicas conscientes, típicas do sujeito ecológico (Carvalho, 2008) prudente e responsável, em formação. 

Biografia do Autor

Cristina Novikoff, UNIGRANRIO, Brasil

Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Atua na Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades e no Programa de Pós-graduação no Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas/Unigranrio. Professora de Produtividade em Pesquisa 1A – Unigranrio/Funadesp. Coordenadora do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/Unigranrio.

Hérica Cambraia Goemes, PUCSP

Doutoranda em Educação Matemática PUC - SP. Bolsista da CAPES. Pesquisadora Responsável - LIPANEMA -Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática (UBM - Colégio de Aplicação UBM/ CEMAE); Mestre em Ensino de Ciências e do Meio Ambiente UniFOA, Especialista em Psicopedagogia TUIUTI, Educação Especial UNIRIO e Alfabetização FIJ, Pedagoga (Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Magistério e Administração Escolar) Musicista, Professora Ensino Superior ( pós-graduação e graduação). Professora musicalização de bebês e iniciação musical. Professora de música Educação Infantil e Ensino Fundamental. Colaboradora no Lageres.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Novikoff, C., & Goemes, H. C. (2015). Novos conceitos de musicalização para educação ambiental. Revista Magistro, 1(11). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2879

Edição

Seção

Artigos