A APLICABILIDADE DE TEXTOS AUTÊNTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: uma abordagem crítica-reflexiva no contexto público de ensino no Brasil

Autores

  • Marcelle Santos Rosa Donato Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Kanavillil Rajagopalan Universidade Estadual dp Sudoeste da Bahia

Resumo

Este estudo, parte do pressuposto de que ensinar uma língua vai além das classificações gramaticais de que essa se constitui. Assim, no intuito de propiciar aos alunos, de um contexto público de ensino, uma aprendizagem mais significativa, propõe-se aqui uma metodologia diferenciada no ensino da língua inglesa, a partir do uso de textos autênticos (originais, do contexto real), na intenção de construir oportunidades de desenvolver a habilidade de leitura e a capacidade discursiva diante dos significados atribuídos aos textos, motivando o senso crítico-reflexivo dos aprendizes. Para tanto, o suporte teórico adotado, está vinculado às questões de leitura e criticidade, tendo por base os estudos de Freire (1989), Rajagopalan (2003), Lima (2009), Liberali (2009), Marcuschi (2010), dentre outros especialistas, os quais fundamentam a pesquisa. Acredita-se, portanto, que a metodologia adotada se destaca no desenvolver da leitura e da habilidade crítica-discursiva dos indivíduos, além de contribuir, possivelmente, para a sua formação social, política e ideológica.

Biografia do Autor

Marcelle Santos Rosa Donato, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Graduada do curso Letras/Inglês na Universidade do Estado da Bahia.

Kanavillil Rajagopalan, Universidade Estadual dp Sudoeste da Bahia

Doutor em Lingüística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Professor Titular (aposentado-colaborador) na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Donato, M. S. R., & Rajagopalan, K. (2017). A APLICABILIDADE DE TEXTOS AUTÊNTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: uma abordagem crítica-reflexiva no contexto público de ensino no Brasil. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3862

Edição

Seção

Artigos