SABERES E DEPOIMENTO ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL: UMA REVISÃO DE ACORDO COM A MULTIPLICIDADE DE SABERES

Autores

  • Silvia de Freitas Mendes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dirceia Moreira

Resumo

Neste artigo será tratado o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual dando-se ênfase à multiplicidade de conhecimentos que podem influenciar aquele instrumento. A partir disso, foi estabelecido como problema: o depoimento especial ajusta-se à ecologia de saberes? A partir desse problema, especificou-se os objetivos: apresentar as finalidades e operacionalização do depoimento especial; contextualizar o depoimento especial a partir da ecologia de saberes. Quanto à metodologia, inicialmente primou-se pelo levantamento bibliográfico acerca da(s) finalidade(s) e operacionalização do depoimento especial. Após, realizou-se a revisão bibliográfica sobre a descrição da ecologia de saberes de acordo com a proposição de Boaventura de Sousa Santos, para posteriormente, contextualizar as finalidades e operacionalização do depoimento sem danos a partir desta matriz epistemológica.

Biografia do Autor

Silvia de Freitas Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Curso de Direito da Unioeste-Pr; Mestre e Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.

Dirceia Moreira

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Docente no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Mendes, S. de F., & Moreira, D. (2017). SABERES E DEPOIMENTO ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL: UMA REVISÃO DE ACORDO COM A MULTIPLICIDADE DE SABERES. Revista Magistro, 2(14). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3940

Edição

Seção

Artigos