O CÂNONE POSITIVISTA E LITERÁRIO NA HISTÓRIA DA CRÍTICA BRASILEIRA

Autores

  • Marta Eymael Garcia Scherer Escola Superior do Ministério Público da União / Ministério Público Federal
  • Luis Alberto Scotto Almeida Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Apresentar fatos relevantes sobre critérios de valoração literária na formação do cânone é o objetivo central deste artigo, que tenta demonstrar como é possível jogar com os textos e dados históricos para escrever uma outra história. Através de leitura de trechos escritos pelo mestre Machado de Assis, a proposta deste texto é demonstrar como se atribuiu valor à obra literária e como a história é construída pelo discurso crítico. Este artigo convida também a pensar sobre o cânone como um conjunto de valores literários, estéticos e temáticos possíveis de serem (re)construídos.

Biografia do Autor

Marta Eymael Garcia Scherer, Escola Superior do Ministério Público da União / Ministério Público Federal

Doutora e mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, é jornalista formada também pela federal catarinense. É chefe da assessoria de comunicação do Ministério Público Federal em Santa Catarina e professora orientadora da Escola Superior do Ministério Público da União (ESPMU). Participa do grupo de pesquisa CNPq “A crônica brasileira: dilemas, paradoxos e soluções de um gênero moderno”, vinculado à Universidade Federal do Amazonas. - UFAM. Foi bolsista CNPq de doutorado. Pesquisa sobre Jornalismo, com ênfase em História da Imprensa, História do Texto e Crônica. Tem experiência de dez anos em docência no ensino superior. Em suas atividades profissionais destacam-se as área de assessoria de imprensa e jornalismo impresso.

Luis Alberto Scotto Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Luis Alberto S. de Almeida é doutor em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também cursou o mestrado em Literatura Brasileira. É professor associado do Curso de Jornalismo da UFSC e tem publicados artigos na área de história da literatura, teoria e crítica literária.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Scherer, M. E. G., & Almeida, L. A. S. (2017). O CÂNONE POSITIVISTA E LITERÁRIO NA HISTÓRIA DA CRÍTICA BRASILEIRA. Revista Magistro, 2(16). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3942

Edição

Seção

Artigos