REPUTAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Breno de Paula Andrade Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Pública

Resumo

Tendo como pressuposto que a reputação é fonte de vantagem competitiva, o objetivo deste artigo é explorar quais atributos podem ser considerados na construção da reputação de uma IES. As teorias utilizadas foram a Vantagem Competitiva (VASCONCELOS e CYRINO, 2000; BARNEY, 1986; GHEMAWAT, 2002) e Reputação - fazendo uma diferenciação importante entre os termos Reputação e Imagem (ARGENTI, 2006) antes de apresentar os autores que consideram tal atributo na formulação estratégica (TEECE et al 1999; RINDOVA e FOMBRUN, 1999). Como possibilidades, são explorados alguns atributos que podem constituir a reputação de uma IES. Estas variáveis seriam: a percepção de alunos e ex-alunos; percepção de amigos; percepção de profissionais de mercado; publicações especializadas da instituição; visibilidade de ex-alunos no mercado; presença na mídia e possibilidade de networking.

Biografia do Autor

Breno de Paula Andrade Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Pública

Professor Adjunto do curso Administração Pública e do mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador bolsista da Faperj. É doutor em Administração (EAESP/FGV - Estratégia Empresarial), mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005).  Breno é líder do grupo de pesquisa Consumo e Redes Sociais Virtuais e chefe do Departamento de Administração Pública da UFRRJ. Possui publicações nacionais e internacionais com prêmios em eventos nacionais como Anpad e Angrad (2006, 2009 e 2013).

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

Cruz, B. de P. A. (2017). REPUTAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4013

Edição

Seção

Artigos