REDENÇÃO E ALTERIDADE NA LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE STEPHEN DEDALUS EM RETRATO DO ARTISTA QUANDO JOVEM E ULISSES DE JAMES JOYCE

Autores

  • Glauber Rezende Jacob Willrich Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Klaus Eggensperger Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

A temática da redenção é uma constante na literatura ocidental. Esta parece só ser possível pelo viés da alteridade: pela capacidade de perceber e se colocar no lugar do Outro. Pensando neste sentido, este ensaio propõe tecer algumas considerações – levando em conta alguns conceitos da psicanálise como culpa, gozo, projeção e sinthoma na medida em que forem necessários para lançar luz ao fenômeno estudado – sobre o personagem Stephen Dedalus desde sua formação em Retrato do Artista Quando Jovem, até seu retorno em Ulisses, ambos romances significativos de James Joyce. A escolha para este tipo de análise se dá na medida em que acreditamos que o movimento que o personagem faz nas narrativas tem muito a nos oferecer enquanto material para exemplificar alguns conceitos psicanalíticos, e também enquanto material para uma possibilidade de exegese do texto literário que nos ajude a refletir e compreender melhor a função da literatura sobre nós.

Biografia do Autor

Glauber Rezende Jacob Willrich, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrando em teoria literária no programa de pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Klaus Eggensperger, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em linguística pela universidade Osnabrück, Alemanha. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

Willrich, G. R. J., & Eggensperger, K. (2017). REDENÇÃO E ALTERIDADE NA LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE STEPHEN DEDALUS EM RETRATO DO ARTISTA QUANDO JOVEM E ULISSES DE JAMES JOYCE. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4017

Edição

Seção

Artigos