PROFESSOR QUANTO MAIS CEDO É MELHOR? O PAPEL DIFERENCIAL DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE.

Autores

  • Ricardo Santos David Uniatlantico - Univerisdad Europea del Atlántico - Espanha.

Resumo

RESUMO

O objetivo deste estudo é mostrar importância da educação bilíngue no desenvolvimento infantil. Observamos, em nossa sociedade, um crescente aumento pela procura por cursos de língua inglesa para crianças desde a primeira infância, sustentado por um argumento que circula de maneira transparente como uma verdade estabilizada: o do "quanto mais cedo, melhor".  A metodologia adotada é uma pesquisa bibliográfica. Os resultados deste estudo evidenciam que a educação bilíngue precoce é favorável ao desenvolvimento cognitivo das crianças. Foi demonstrado o efeito positivo do bilinguismo sobre o funcionamento intelectual em relação ao monolinguismo, desde que a criança tenha sido exposta a certa quantidade de exposição bilíngue o mais cedo possível. O efeito bilinguismo precoce será maior em bilíngues que começaram ativamente a utilização de mais do que uma língua cedo na vida. Esta hipótese está de acordo com a volumosa literatura que abordam os efeitos de aquisição precoce no campo da linguagem e desenvolvimento da alfabetização.

Palavras - chaves: Ensino; Bilinguismo; Alfabetização. Benefícios.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Uniatlantico - Univerisdad Europea del Atlántico - Espanha.

Doutor e Mestre em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias pela Uniatlantico - Espanha. Especialista em língua latina, docência do ensino superior, linguística aplicada e literatura. Professor de língua portuguesa e inglesa. Revisor de textos de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Como Citar

David, R. S. (2019). PROFESSOR QUANTO MAIS CEDO É MELHOR? O PAPEL DIFERENCIAL DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. Revista Magistro, 1(19). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4270

Edição

Seção

Artigos