ESCOLA REGULAR EM TEMPO INTEGRAL: IMPLEMENTAÇÃO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE

Autores

  • Jefrei Almeida Rocha Faculdade Ateneu
  • Rosendo Freitas de Amorin Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Paulo Venicio Braga de Paula Faculdade Ateneu - FATE
  • Maria Cristiane Lopes da Silva Secretaria da Educação do Ceará
  • Edianne Dias Fernandes Rocha Fametro

Resumo

Em vários países, as propostas para a ampliação da jornada diária nas escolas nos remetem às reflexões sobre a concepção de educação e às possibilidades de aprendizagem criadas na escola com mais tempo para atividades curriculares. Nesse contexto, a Secretaria da Educação do Ceará iniciou a ampliação da jornada escolar para tempo integral em 2005 com uma escola de ensino regular e, a partir de 2008, o tempo integral ficou exclusivamente sendo implementado em escolas de educação profissionalizante. No entanto, em 2016, foram criadas vinte e seis escolas de ensino regular em tempo integral, com a perspectiva de aumento desse quantitativo ano a ano. Esta pesquisa realizou uma análise qualitativa do processo de implementação das escolas de tempo integral criadas em 2016, o caráter legal que fundamenta essa transformação, as principais dificuldades da implementação e as opiniões de sujeitos envolvidos no processo de gestão da proposta. Ao final do trabalho, constatou-se que a ampliação da jornada escolar, ou seja, a implantação de escolas de tempo integral, configura-se como uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras, bem como desenvolvem o protagonismo estudantil.

Biografia do Autor

Jefrei Almeida Rocha, Faculdade Ateneu

Mestre em Computação Aplicada pela UECE/IFCE, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (2007). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará(2002). escritor e professor, tendo lecionado em diversas escolas da rede particular e da rede pública. Atualmente, trabalha na Secretaria da Educação do Estado do Ceará como Assessor Técnico de Aperfeiçoamento Pedagógico, além de ministrar aulas em cursos de Pós-Graduação. Também é membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação - GIPEE, na linha de pesquisa Processos linguísticos e saberes docentes. Exerceu a função de Coordenador Estadual do PROINFO - MEC/SEDUC. Exerce a função de tutor do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Ceará Desenvolve pesquisas abordando diversos assuntos, dentre eles: leitura, escrita, ensino de língua materna, mídias educativas, linguagem corporal, ambientes virtuais de aprendizagem e metodologias de ensino em meio digital.

Rosendo Freitas de Amorin, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará(2001), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará(1995). Especialista em Lógica Dialética pela Universidade Estadual do Ceará(1989). Licenciado em Filosofia e História pela Universidade Estadual do Ceará(1983). Atualmente professor titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e técnico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará(SEDUC). Professor efetivo do mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de Direito, com ênfase no ensino e pesquisa jurídica, direitos humanos e política. No campo da saúde tem experiência com a socioantropologia relacionada à saúde, ao corpo, ao gênero e à etnia.

Paulo Venicio Braga de Paula, Faculdade Ateneu - FATE

Graduado em Licenciatura Plena em História (1995) pela Universidade Estadual do Ceará com Especialização em Informática da Educação (1998)pela Universidade Estadual do Ceará e Especialização em Admnistração Escolar (2000) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UEVA, Mestrado em Planejamento em Políticas Públicas (2004) pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Concursado da Rede Pública Estadual, lotado na Secretaria da Educação do Ceará com o cargo de Técnico Educacional - Especialista da área de Ciências Humanas. Atua como Professor de Ensino Superior nos cursos de Graduação e em cursos de Pós - Graduação das áreas de Educação, Saúde, Administração e Ciências Políticas.

Maria Cristiane Lopes da Silva, Secretaria da Educação do Ceará

Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1999), graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1997). Exerce atualmente a função de professora de serviço de apoio pedagógico na Célula de Desenvolvimento do Currículo e da Aprendizagem da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

Edianne Dias Fernandes Rocha, Fametro

Graduada em História (2003) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Entre Rios do Piauí- FAERPI. Graduanda em Cosmética e Estética pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Fametro. Desenvolveu diversos projetos em História e coordenou grupos escolares utilizando mídias como recurso pedagógico. É ainda pesquisadora nas áreas de metodologias de ensino, sequências didáticas para o Ensino Superior, interface Educação e Saúde, uso de mídias em sala de aula e saúde da pele e do corpo.

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

Rocha, J. A., de Amorin, R. F., Braga de Paula, P. V., Lopes da Silva, M. C., & Fernandes Rocha, E. D. (2017). ESCOLA REGULAR EM TEMPO INTEGRAL: IMPLEMENTAÇÃO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE. Revista Magistro, 2(16). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4286

Edição

Seção

Artigos