ESCOLA REGULAR EM TEMPO INTEGRAL: IMPLEMENTAÇÃO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
Resumo
Em vários países, as propostas para a ampliação da jornada diária nas escolas nos remetem às reflexões sobre a concepção de educação e às possibilidades de aprendizagem criadas na escola com mais tempo para atividades curriculares. Nesse contexto, a Secretaria da Educação do Ceará iniciou a ampliação da jornada escolar para tempo integral em 2005 com uma escola de ensino regular e, a partir de 2008, o tempo integral ficou exclusivamente sendo implementado em escolas de educação profissionalizante. No entanto, em 2016, foram criadas vinte e seis escolas de ensino regular em tempo integral, com a perspectiva de aumento desse quantitativo ano a ano. Esta pesquisa realizou uma análise qualitativa do processo de implementação das escolas de tempo integral criadas em 2016, o caráter legal que fundamenta essa transformação, as principais dificuldades da implementação e as opiniões de sujeitos envolvidos no processo de gestão da proposta. Ao final do trabalho, constatou-se que a ampliação da jornada escolar, ou seja, a implantação de escolas de tempo integral, configura-se como uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras, bem como desenvolvem o protagonismo estudantil.Downloads
Publicado
2017-12-26
Como Citar
Rocha, J. A., de Amorin, R. F., Braga de Paula, P. V., Lopes da Silva, M. C., & Fernandes Rocha, E. D. (2017). ESCOLA REGULAR EM TEMPO INTEGRAL: IMPLEMENTAÇÃO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE. Revista Magistro, 2(16). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4286
Edição
Seção
Artigos