SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Denise Silva Braga Unitau/ Estudante
  • Maria Angela Boccara de Paula Unitau/ docente

Resumo

Burnout é uma síndrome ocorrente entre indivíduos de profissões que cuidam de pessoas, causando desgaste ou exaustão emocional referente a sentimentos de fadiga e dificuldade em lidar com situações estressoras. Ele aparece quando uma sequência de fatores da relação do homem com a organização do trabalho é desencadeada. A pesquisa realizada objetivou identificar e analisar as produções científicas sobre os fatores desencadeantes ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2013. O estudo foi embasado na pesquisa bibliográfica, que abrangeu a leitura, análise e interpretação de livros, trabalhos científicos realizados por profissionais brasileiros e publicados em revistas brasileiras indexadas (periódicos) e sites da Internet. Foram encontrados 37 trabalhos e após o levantamento e análise, foi evidente afirmar que os profissionais de enfermagem estão expostos à incidência de burnout. E os fatores desencadeantes foram o plantão noturno constante, a jornada dupla da mulher como mãe e profissional, situações criticas e de emergência, trabalho prolongado, conflitos entre equipe, falta de funcionários, e diminuição do convívio familiar. Acreditamos que, quando se faz uma análise tendo o indivíduo como foco, as condições de trabalho em que ele está inserido também estarão sendo analisadas. Assim é possível verificar a influência das questões organizacionais para o bem-estar dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Denise Silva Braga, Unitau/ Estudante

Enfermeira estudante de mestrado em Desenvolvimento Humano

Maria Angela Boccara de Paula, Unitau/ docente

Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - EEUSP (1986) , especialização Saúde Pública - Universidade de Taubaté -UNITAU (1998) e Enfermagem em Estomaterapia - EEUSP ( 1993),Mestre e Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP(2000; 2008). Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem da Universidade de Taubaté. Coordenador do Curso de Especialização (Latu-Senso) de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade de Taubaté. Coordenador Adjunto e Docente do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano (Strictu Senso) da Universidade de Taubaté. Membro Titular (TiSOBEST) e Vice-Presidente (gestão 2012-2014) da Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia:estomas, feridas e incontinências (SOBEST), Presidente eleito para gestão 2015-2017 da SOBEST, Membro Pleno do World Council of Enterostomal Therapist (WCET) e do Comitê de publicação(gestão 2012-14) e (2014-16).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Estomaterapia, atuando principalmente em estomaterapia e saúde coletiva, assistência, ensino e pesquisa.Desenvolve trabalho integrado com profissionais de Saúde e Educação especialmente relacionado as ações de Educação em Saúde.

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

Braga, D. S., & Paula, M. A. B. de. (2018). SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Revista Magistro, 1(17). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4409

Edição

Seção

Artigos