A ANÁLISE DE CONTEÚDO ENQUANTO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM TERRITÓRIO VULNERÁVEL
Resumo
Este artigo apresenta procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa de Breches (2015). Realizou-se levantamento de referências sobre formação continuada e vulnerabilidade de territórios. Elencaram-se estudos pertinentes à pesquisa. Em seguida, fez-se a análise desses textos com base em orientações técnicas da análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Foram levantados requisitos comuns considerados relevantes para uma formação continuada efetiva, que constituíram-se em categorias de análise usadas para analisar entrevistas realizadas com professores sobre formação continuada em um território vulnerável. Conclui-se que pesquisadores e especialistas consideram que a formação continuada e a vulnerabilidade de territórios deveriam ter estratégias para promover uma formação mais efetiva, uma vez que se faz necessárias ações capazes de lidar com grande complexidade, como é o caso de escolas cujo entorno é de vulnerabilidade social.