DAS TELAS DE CINEMA À TERRA QUE SE FAZ TINTA: UNGULANI BA KA KHOSA ENTRE AS ESTÓRIAS DE MOÇAMBIQUE E A HISTÓRIA MOÇAMBICANA

Autores

  • Vanessa Ribeiro Teixeira Universidade do Grande Rio

Resumo

Ungulani Ba Ka Khosa, evoca, ao longo de 25 anos de produção literária, as diversas faces de Moçambique ao longo da história. Por vezes, o mote da releitura histórica são as narrativas que propõem a aproximação com um passado distante, destacando o esfacelamento de regimes totalitários, como em Ualalapi (1987), ou a pluralidade cultural moçambicana, desafiadora dos preconceitos coloniais, evidenciada em Choriro (2009), ambos voltados para o século XIX. Outras vezes, os textos contemplam um passado mais recente, maculado pela insidiosa desarmonia entre os projetos utópicos e as práticas governamentais. Ao longo das linhas de Entre as memórias silenciadas, título publicado no ano de 2013, Khosa traz a público uma nova proposta de reconfiguração alegórica da história moçambicana. A ousadia da obra fica patente quando percebemos o exercício intertextual resultante da retomada e reescrita de outro texto de sua autoria, No reino dos abutres, publicado em 2002. Após uma década, o escritor moçambicano reinventa e aprofunda questões vislumbradas no livro de 2002, entre elas a conflitante convivência entre as tradições e a modernidade no território moçambicano. As memórias reconstruídas se abrem para um diálogo inter-artes, donde se destacam a presença do cinema no cotidiano de Lourenço Marques ou as referências às artes plásticas, sobretudo à pintura de Bertina Lopes, no espaço caótico representado pelo campo de reeducação, um fantasma que assombrou a sociedade moçambicana anos após a conquista da Independência. Nossa leitura propõe analisar o devir dessas referências a outras artes como estratégias de releitura alegórica da história de Moçambique.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro Teixeira, Universidade do Grande Rio

Professora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades (Adjunto Doutor 1)

Professora do Programa de Pós-Graducação Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Teixeira, V. R. (2017). DAS TELAS DE CINEMA À TERRA QUE SE FAZ TINTA: UNGULANI BA KA KHOSA ENTRE AS ESTÓRIAS DE MOÇAMBIQUE E A HISTÓRIA MOÇAMBICANA. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4435

Edição

Seção

Dossiê MEMÓRIA, CONFLITO E TRAUMA