OS TIPOS DE NARRADORES NA OBRA DE DOSTOIÉVSKI

Autores

  • Glauber Rezende Jacob Willrich Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Klaus Eggensperger Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Resumo

As discussões a respeito da figura do narrador em uma obra literária sempre foram problemáticas no âmbito da teoria literária: ela sempre produziu diferentes posicionamentos de acordo com as diferentes formas de narrar, as diferentes posições que o narrador pode assumir, bem como as diferentes formas de representação do relato em uma unidade formal. Pensando nestes aspectos, e considerando as obras do período do realismo russo - particularmente as obras de Dostoiévski - este trabalho propõe analisar, à luz de alguns conceitos de narratologia de linha Barthesiana e também da estética da recepção, algumas obras do autor russo, tais como  Gente Pobre, Memórias do Subsolo, Nietotchka Niezvânova, O Idiota, Os demônios, e Recordações da casa dos mortos; e propor reflexões a respeito das implicações que os diferentes tipos de narradores produzem sobre a recepção e interpretação da obra literária.

Biografia do Autor

Glauber Rezende Jacob Willrich, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Letras - francês pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Klaus Eggensperger, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Doutor em linguística pela universidade Osnabrück, Alemanha. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Willrich, G. R. J., & Eggensperger, K. (2017). OS TIPOS DE NARRADORES NA OBRA DE DOSTOIÉVSKI. Revista Magistro, 2(16). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4440

Edição

Seção

Artigos