IDEOLOGIA E DIALOGISMO: MIKHAIL BAKHTIN, HISTÓRIA, CONCEITOS QUE CABEM NA SALA DE AULA.

Autores

  • Ricardo Santos David FCU - Florida Christian University / EUA.

Resumo

RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo geral propor uma reflexão sobre o lugar da palavra na interação verbal em sala de aula. Duas importantes concepções são discutidas aqui, a palavra e a interação verbal, além da linguagem. Tais discussões terão apoio no pensamento bakhtiniano e seus pares sobre as categorias citadas. Para o autor russo, a interação é a própria concepção de linguagem, enquanto a palavra é a sua principal mediação. Ainda para Bakhtin, quando interagimos, sempre fazemos isso de um lugar, que é só nosso, e, a partir dele, lançamos nosso olhar sobre o outro permeado de valores, axiologias essas que têm como ponte de transmissão a palavra, que não por acaso é considerada o signo ideológico por excelência. É a partir dessa visão que procuramos mostrar essa relação “palavra e interação verbal em sala de aula”, tendo como principais interlocutores professores do ensino básico. A razão dessa escolha é justificada por entender que tanto a interação quanto a palavra cruzam o cotidiano escolar, bem como o da nossa vida. Por uma questão ética, os resultados do trabalho trazem uma contribuição social direta, que é colaborar na educação pública.

Palavras-chave: Interação verbal; Palavra; Ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, FCU - Florida Christian University / EUA.

Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores: FCU - Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Especialista em docência do ensino superior. Pesquisador no centro de estudos da linguagem pela Uniatlantico - Espanha.

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

David, R. S. (2018). IDEOLOGIA E DIALOGISMO: MIKHAIL BAKHTIN, HISTÓRIA, CONCEITOS QUE CABEM NA SALA DE AULA. Revista Magistro, 1(17). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4456

Edição

Seção

Artigos