ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: O ALCANCE DA OFERTA NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Suellen Silva dos Santos de Souza
  • Ângela Maria Rebel de Carvalho
  • Glauca Torres Aragon

Resumo

Este estudo discute em que grau a educação a distância no ensino superior busca a interiorização de suas vagas com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso à educação. Examina-se, através da coleta, as informações sobre a oferta de cursos de graduação na modalidade a distância no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, apresenta-se a distribuição espacial e quantitativa da oferta de cursos de graduação a distância nos municípios pertencentes ao Estado do Rio de Janeiro e os municípios não assistidos por cursos de graduação ofertados a distância por Instituição de Ensino Superior (IES) públicas e/ou privadas, utilizado-se como base os registros de dados disponíveis no portal E-MEC do Ministério de Educação (MEC). Constatou-se, no entanto, mediante pesquisa, que, ainda, há ausência de assistência de educação a distância em um número considerável de municípios do Estado do Rio de Janeiro. Diante disso, verifica-se a importância da avaliação institucional a fim de que a ampliação da oferta, interiorização e democratização do acesso ao ensino superior sejam alcançadas.

Biografia do Autor

Suellen Silva dos Santos de Souza

Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ângela Maria Rebel de Carvalho

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Glauca Torres Aragon

Doutora em Geociências. Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Silva dos Santos de Souza, S., Maria Rebel de Carvalho, Ângela, & Torres Aragon, G. (2017). ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: O ALCANCE DA OFERTA NO RIO DE JANEIRO. Revista Magistro, 2(16). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4522

Edição

Seção

Artigos