HISTÓRIA ORAL COMUNITÁRIA - DO PROCEDIMENTO PRAGMÁTICO AO ENCONTRO DAS NARRATIVAS NO RECONHECIMENTO ONTOLÓGICO

Autores

  • Renato da Silva Unigranrio
  • Fábia de Castro Lemos Unigranrio

Resumo

A presente proposta de reflexão encontrou motivação ante a necessidade que captura o pesquisador em seu trabalho de campo, notadamente quando precisa definir o caminho pragmático e metodológico para designação de procedimentos que possibilitem a construção de seu estudo. No entanto, não pretendemos dar propor discussão eminentemente teórica a nossa reflexão, isso porque buscaremos refletir acerca de um caminho ambivalente, que por um lado, lance mão de elementos procedimentais  que possa suportar o processo cognitivo voltado a investigações sociais e em outra via, que tenham por objetivo o reconhecimento de identidades, notadamente em questões que orbitem na esfera do gênero entre outras demandas que versem sobre o arcabouço de práticas, saberes e narrativas produzidos por grupos sociais, que ainda buscam seu espaço e reconhecimento identitário, o que implica na postura de pesquisadores mais humanizados e menos racionalizados, que por um lado possam desenvolver uma pesquisa objetiva, mas impactante quiçá transformadora para o segmento ou para a comunidade estudada, na perspectiva da transmutação integral, onde o objeto de estudo se reconstrói e se apresenta como agente colaborador da pesquisa, receptor e beneficiário do produto pesquisado onde o processo de entrega ao grupo consolida a co-labor-ação na valorização das narrativas, na contribuição de novas reflexões convergindo ao reconhecimento das vozes e de suas identidades.

Biografia do Autor

Renato da Silva, Unigranrio

possui pós-doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), doutorado em Ciências, sub-área História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2008), mestrado em Ciências, sub-área História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2003), graduação em Bacharelado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor adjunto doutor I da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), atuando no curso de graduação em Pedagogia e História e no Mestrado Acadêmico em Letras e Ciências Humanas da Escola de Educação, Ciências, Letras e Humanidades. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNIGRANRIO. Membro Pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A - UNIGRANRIO / FUNADESP. É membro de conselhos editoriais de Periódicos e tem atuado como parecerista para diferentes revistas acadêmicas nas áreas: Ciências, Educação e Interdisciplinar. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história das ciências, história da saúde pública, história da medicina e história social. Destacam-se artigos acadêmicos publicados em periódicos em base Scielo.

Fábia de Castro Lemos, Unigranrio

Doutoranda em Humanidades, Cultura e Arte (PPGHCA/Unigranrio), Mestre em Educação Profissional em Saúde (Fiocruz), Advogada, sanitarista (Fiocruz), especialista em Direito da Administração Pública pela (UFF/RJ), especialista técnica em Gestão hospitalar pela (Fiocruz), especialista em Advocacia Pública pela Escola da AGU/UERJ, ex-Assistente jurídico de Governo do Municipio de Magé, ex-professora assistente (Dr. José Carlos Buzanello) em Direito administrativo (Unirio), ex professora colaboradora em direito tributário e administrativo (Unigranrio), ex Consultora Técnica Instituto Nacional de Infectologia INI/FIOCRUZ, ex colaboradora Conselho Administrativo e Pesquisa do Centro de Estudos Eurico Villela (CEUV/Fiocruz).Ex Professora tutora em educação a distância no programa de Pós Graduação (EAD/Unirio). Coordenadora do Projeto Nucleo Paulo Lemos de Apoio a Pacientes portadores de Câncer, Educadora Social e colaboradora no Núcleo Ecológico Pedras Preciosas (RJ), pesquisadora social.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

da Silva, R., & Lemos, F. de C. (2017). HISTÓRIA ORAL COMUNITÁRIA - DO PROCEDIMENTO PRAGMÁTICO AO ENCONTRO DAS NARRATIVAS NO RECONHECIMENTO ONTOLÓGICO. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4529

Edição

Seção

Artigos