A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO E O RECONHECIMENTO EFETIVO DA DIVERSIDADE: Cultura, educação e ações afirmativas em prol de uma sociedade reflexiva

Autores

  • Vivian Campos Universidade de Taubaté -UNITAU
  • André Luiz da Silva Universidade de Taubaté -UNITAU
  • Douglas Rodrigues da Silva Universidade de Taubaté -UNITAU

Resumo

A partir de uma concisa conceituação de cultura e uma breve análise histórica sobre a formação do povo brasileiro, o presente artigo tem como foco discutir sobre a mistura racial que compõe o Brasil e as dificuldades em relação a assumir essa mestiçagem. Apesar de tal fato ser parte de todo um processo histórico, atitudes de discriminação e preconceito perduram até a atualidade. Assim, Cultura e Educação podem ser utilizadas como importantes ferramentas aliadas as ações afirmativas, para que possamos levar a sociedade a consciência, reconhecimento e valorização de suas raízes

Biografia do Autor

Vivian Campos, Universidade de Taubaté -UNITAU

Mestranda no programa de Desenvolvimento Humano (UNITAU). Possui graduação em Pedagogia- Licenciatura Plena pela Faculdade Paulista São José (2015) e graduação em Educação Artística- Licenciatura Plena pela Faculdade Santa Cecilia (2007). Pós graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional e complementação pedagógica, Faculdade Padre João Bagozzi ( 2010), Educação para as Relações Étnico-Raciais, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (concluído em 2013) e Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado, Senac (2016). Atualmente é professor III-Arte da Prefeitura Municipal de Taubaté.

André Luiz da Silva, Universidade de Taubaté -UNITAU

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências da Religião (2003) e doutorado em Ciências Sociais (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente efetivo de sociologia, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporâneas e docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. É pesquisador colaborador do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas da PUC-SP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, e na área de Sociologia da Cultura. Pesquisa os seguintes temas: conflito simbólico, religiosidade, identidade, diversidade cultural, cultura popular, mediação cultural e políticas culturais .

Douglas Rodrigues da Silva, Universidade de Taubaté -UNITAU

Professor no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena. Mestrando pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena (2005 - 2007). Pós-graduado MBA Gestão de Pessoas (2009-2010) pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena.Pós graduado em Formação de Docentes para o Ensino Superior (2013 - 2014). Secretário dos Cursos de Pedagogia e Matemática do Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Lorena de 2008 - 2016. Membro do Instituto de Estudos Vale Paraibano. Suplente do CONTUR - Conselho Municipal de Turismo do Município de Lorena pelo Instituto de Estudos Vale Paraibano. Membro da Comissão Organizadora dos Simpósios de História do Vale do Paraíba, evento realizado anualmente pelo IEV

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

Campos, V., da Silva, A. L., & da Silva, D. R. (2017). A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO E O RECONHECIMENTO EFETIVO DA DIVERSIDADE: Cultura, educação e ações afirmativas em prol de uma sociedade reflexiva. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4530

Edição

Seção

Artigos