TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maévi Anabel Nono Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBILCE. Programa de Pós-Graduação Ensino e Processos Formativos.

Resumo

Neste artigo, são focalizados resultados de pesquisa sobre possibilidades do Trabalho de Conclusão de Curso como instrumento formativo em curso de Pedagogia, especialmente na formação de profissionais para Educação Infantil. Por meio do estudo, objetivou-se identificar temáticas selecionadas por alunas do curso para elaboração do TCC, analisar aprendizagens vivenciadas durante a elaboração do Trabalho, além das contribuições e limitações desse instrumento na formação de profissionais para creches e pré-escolas. Trata-se de estudo de natureza quanti-qualitativa, realizado no período 2013-2015, em que foram analisados 52 TCCs produzidos no período 2007-2015 por alunas de curso de Pedagogia de universidade pública do Estado de São Paulo. Os principais resultados obtidos sugerem a importância desse instrumento de formação, apontando sua possibilidade como articulador entre os estudos da graduação e o cotidiano das escolas de Educação Infantil.

Biografia do Autor

Maévi Anabel Nono, Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBILCE. Programa de Pós-Graduação Ensino e Processos Formativos.

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista, câmpus de São José do Rio Preto - UNESP/IBILCE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos - UNESP/FCAV/FEIS/IBILCE.

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

Nono, M. A. (2018). TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Magistro, 1(17). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4557

Edição

Seção

Artigos