TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Neste artigo, são focalizados resultados de pesquisa sobre possibilidades do Trabalho de Conclusão de Curso como instrumento formativo em curso de Pedagogia, especialmente na formação de profissionais para Educação Infantil. Por meio do estudo, objetivou-se identificar temáticas selecionadas por alunas do curso para elaboração do TCC, analisar aprendizagens vivenciadas durante a elaboração do Trabalho, além das contribuições e limitações desse instrumento na formação de profissionais para creches e pré-escolas. Trata-se de estudo de natureza quanti-qualitativa, realizado no período 2013-2015, em que foram analisados 52 TCCs produzidos no período 2007-2015 por alunas de curso de Pedagogia de universidade pública do Estado de São Paulo. Os principais resultados obtidos sugerem a importância desse instrumento de formação, apontando sua possibilidade como articulador entre os estudos da graduação e o cotidiano das escolas de Educação Infantil.