PORTUGUÊS: LINGUAGENS: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Adenize Aparecida Franco Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),

Resumo

A coleção Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), organiza-se a partir do conceito de gêneros discursivos/textuais e de seu ensino estabelecido pelo Interacionismo Sociodiscursivo, como a própria obra anuncia no Manual do Professor. Nesse sentido, motivamo-nos em investigar como se configura a abordagem prática do referido material. Isto é, como os gêneros discursivos/textuais são tomados como objeto de ensino e de aprendizagem no livro do aluno. Para tanto, delimitamos dois momentos de um dos livros da coleção e centramo-nos no mesmo arcabouço teórico que constitui o material didático. Os resultados demonstraram que o querer dizer; a situação comunicativa; o suporte; os elementos que formam o contexto de produção e a arquitetura interna do texto são todos abordados como conteúdo escolar, contudo, em alguns momentos com divergências entre a abordagem prática e a teoria anunciada.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutora em Estudos da Linguagem.

Adenize Aparecida Franco, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

Striquer, M. dos S. D., & Franco, A. A. (2017). PORTUGUÊS: LINGUAGENS: DA TEORIA À PRÁTICA. Revista Magistro, 2(16). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4714

Edição

Seção

Artigos